A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel).
Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo. Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Na clínica NEO Joinville, nós lhe ajudamos a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.
Hoje, existem dois tipos principais de próteses: as parciais e as totais. Como o próprio nome explica, as próteses parciais são aquelas escolhidas quando apenas um ou alguns dentes são substituídos. Por outro lado, a prótese total é usada para substituir todos os dentes. Também podemos classificar as próteses em mais duas categorias: fixas (implantadas na boca) e removíveis (que podem ser colocadas e retiradas). Em ambos os grupos, temos vários subtipos. Conheça baixo os principais:
Também conhecida como a famosa dentadura, a prótese total removível é comumente relacionada a pacientes da terceira idade, que costumam estar com a saúde bucal mais fragilizada nessa fase da vida. A prótese removível substitui de um até todos os dentes, tanto na parte superior quanto na inferior.
Esses dispositivos são feitos com base na anatomia das arcadas superior e inferior e ficam apoiados na gengiva, facilitando tanto a sua colocação quanto a sua remoção. Apesar de muitas pessoas terem receio desse tipo de prótese, achando que elas podem cair a qualquer momento, há algumas vantagens em seu uso.
A possibilidade de retirada pode garantir maior eficiência no processo de higienização da peça é um exemplo disso, mas vale destacar que existem pastas de dente específicas para isso e o ideal é que o paciente sempre verifique com um especialista antes as orientações. Podem ser de três classificações:
1. convencional: para quem não possui nenhum dente, sendo a prótese confeccionada com retenção apenas no rebordo alveolar;
2. overdenture: é preciso, no mínimo, dois implantes para reter melhor a prótese;
3. protocolo: para essa são, no mínimo, quatro implantes e a prótese é parafusada nos implantes.
As próteses parciais são aquelas indicadas pelo dentista com o objetivo de substituir a falta de algum dente, sendo normalmente removíveis. A prótese parcial removível ou móvel é constituída por uma estrutura metálica com o objetivo de reter os dentes saudáveis, havendo a substituição apenas daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala.
Normalmente esse tipo de prótese é indicada quando não é possível fazer um implante, principalmente quando a gengiva não está em condições adequadas. A desvantagem desse tipo de prótese é estética, pois a placa metálica é visível, podendo incomodar algumas pessoas.
Esse tipo de prótese é utilizada quando o indivíduo possui alguns dentes. Isto é, quando o paciente não sofreu a perda de todos os dentes e também não é necessário extrair os elementos dentais remanescentes para a colocação da prótese. Entretanto, é preciso levar em consideração o estado de saúde dos dentes em questão, pois são eles que vão servir como a base para a estrutura protética.
Acompanhe os principais artigos sobre Prótese Dental em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.