Extração de Sisos

Extração do Siso Joinville

O que é Extração de Sisos

Os dentes do siso são muito conhecidos como “dentes do juízo” já que surgem justamente na fase que dá início à vida adulta. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilidade daqueles que são os últimos que comporão nossa arcada dentária. A extração do siso é um procedimento odontológico para retirada dos dentes terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso ou dentes do juízo. O procedimento pode ser feito quando os dentes nasceram ou, até mesmo, para os que não irão sair da gengiva. Esses são chamados de sisos inclusos.

 

Os dentes do siso são os últimos molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo — siso, em latim). Justamente pelo nascimento tardio, é muito comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.

 

Quando conseguem nascer, os dentes sisos podem ficar mal posicionados, desalinhados, machucar as regiões do fundo da boca e, pela dificuldade de higienização deles, provocar infecções e outros problemas odontológicos graças ao acúmulo de bactérias. Entretanto, isso não é uma regra, há pacientes que têm uma experiência diferente com o siso, especialmente aqueles que têm bastante espaço na boca. Nesses casos, os dentes do siso nascem normalmente, sem causar dores ou maiores transtornos.

Procedimento de Extração do Siso Joinville

Quando é necessário extrair o siso

A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, somente após uma avaliação na clinica NEO Joinville, poderá avaliar a real necessidade de extração. Em alguns casos, quando os pacientes têm mandíbulas maiores, é possível comportar os quatro dentes, evitando a extração. É interessante perceber que muitas pessoas passam pela fase de nascimento do siso de forma tranquila, enquanto outras acabam sofrendo com dores e inflamações que demandam extrações de urgência.

 

É por isso que os especialistas recomendam que os jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, antes mesmo dos sisos nascerem, para verificar se será necessária ou não a extração. Vale lembrar que, durante esse período, as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, o que facilita a retirada dos sisos.  Quem esperar para “ver o que acontece” corre o risco de sofrer com inflamações e dores ou ainda com efeitos como o desalinhamento dos outros dentes.

Como é feita a extração do siso

É aplicada uma anestesia local próxima ao dente que será retirado. Após a área estar adormecida, é feita uma incisão na pele da gengiva, que é deslocada, para que o cirurgião possa ver o dente a ser retirado. Caso os dentes ainda não tenham nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois a remoção do dente. Por fim, o cirurgião retira os restos de osso e pedaços de dente que possam ainda estar dentro da cavidade, e completa com uma sutura.

 

Em alguns casos, o dente pode ser quebrado e retirado em partes, em outros será retirado inteiramente. Tudo depende da posição do dente e condições do paciente. A extração de um dente é considerada uma cirurgia de pequeno porte. Em outras palavras ela requer alguns cuidados especiais após a sua realização.

Cuidados depois da extração do siso

Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Além disso, deve-se:

  • Manter o repouso no dia da extração do dente do siso, evitando ir no trabalho;
  • Usar uma escova de cerdas moles para escovar os dentes, e apenas no dia seguinte à cirurgia;
  • Não fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento, durante o primeiro dia;
  • Regressar às atividades físicas mais intensas apenas 3 a 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico;
  • Evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia que retirar o siso.
Ícone Whatsapp

Agende sua Consulta

Para maior comodidade e praticidade aos nossos clientes, oferecemos o agendamento online da sua consulta através do Whatsapp.

ícone Google Depoimentos

Depoimentos de Pacientes

Os comentários e depoimentos dado pelos clientes, seja positivos ou críticas construtivas, auxiliam no processo de melhoria.

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre Extração de Sisos em nosso blog:

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Para quem se preocupa com a estética dos dentes, o sorriso mais branco, alinhado e...
Ler mais
Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Na odontologia existem diferentes tipos de tratamentos para conquistar dentes mais bonitos e brancos com...
Ler mais
5 fatos que você precisa saber antes de colocar lentes de contato dental

5 fatos que você precisa saber antes de colocar lentes de contato dental

É normal queremos mudar o comprimento, formato ou curvatura dos nossos dentes, mas utilizar aparelho...
Ler mais