A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel).
Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo. Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Na clínica NEO Joinville, nós lhe ajudamos a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.
Esse tipo de prótese pode ser de dois tipos: as coroas ou as pontes, onde cada uma é recomendada para casos diferentes por terem suas especificidades. As pontes, por exemplo, normalmente são indicadas em casos onde o paciente não perdeu tantos dentes, de forma que a prótese consegue utilizar pelo menos dois elementos dentais como suporte. São próteses dentárias utilizadas para restabelecer a presença de um ou mais dentes ausentes, sendo necessário usar dentes adjacentes ao espaço edêntulo como pilares para a fixação da prótese.
Por outro lado, as coroas também são próteses parciais mas que são indicadas para pacientes que perderam somente parte do dente, e não ele por inteiro. As coroas devolvem a anatomia de todo o dente, englobando todas as suas faces dentárias. Pontes substituem a ausência de um ou mais dentes. Já coroas servem para restabelecer estética e função de um dente que teve grande perda de massa coronária.
Por mais que tanto as próteses quanto os implantes exerçam a mesma função de repor um ou mais dentes perdidos, eles não são exatamente o mesmo processo – mas podem servir como complementares. O implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Entretanto, ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. Ou seja, o implante sozinho não é capaz de desempenhar o papel de um novo dente, já que ele funciona principalmente como um substituto para a sua raiz.
Logo, ele necessita do auxílio de uma prótese dentária para que sua função seja totalmente recuperada. Porém, se por um lado o implante é totalmente dependente da prótese para que o seu trabalho seja completo, por outro, as próteses podem funcionar de maneira independente, sendo considerada uma alternativa menos invasiva para a perda dentária.
A prótese móvel é capaz de substituir uma arcada inteira, enquanto o implante é um processo executado para substituir um dente por vez. Os implantes exercem o papel de raiz do dente perdido, e, após a sua colocação na gengiva, o paciente deverá repousar por algumas semanas ou meses para garantir uma melhor fixação da prótese, que será colocada por cima.
Esses dentes substitutos encaixados pelo processo de implantes são indicados apenas para as pessoas que perderam um ou mais dentes, mas não muitos, porque o seu molde depende dos dentes vizinhos para ser afixado e suportado — é diferente do que acontece com as próteses, que muitas vezes, podem ocupar toda a boca. Além disso, o implante proporciona estabilidade e conforto maiores do que as próteses móveis.
Acompanhe os principais artigos sobre Prótese Dental em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.