Implantodontia é o ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo. Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais outras coisas. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.
A integração óssea deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titânio intra-ósseo; devido a suas características bio-inertes (ao se expor ao ar, a superfície do titânio se transforma em óxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.
Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Essa tecnologia, conhecida como carga imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados.
A carga imediata nem sempre é utilizada em todos os casos pois depende de condições específicas e favoráveis do caso. Portanto devemos planejar com critério seu caso de forma a obter o sucesso esperado. A carga imediata é um procedimento que visa a instalação de uma prótese provisória inicialmente. O tempo decorrido até confecção da prótese final será discutido com o dentista e varia a cada caso.
Antes do procedimento, é feita uma minuciosa avaliação diagnóstica da cavidade bucal, por meio de exames de tomografia computadorizada, dando ao implantodontista uma visão ampla e detalhada das condições ósseas. A colocação do implante de titânio é feita com anestesia local. Logo após, a prótese de transição é encaixada, de forma a equilibrar a função mastigatória do paciente. A duração média da cirurgia é de uma hora, variando conforme cada caso. A cor da prótese é cuidadosamente selecionada respeitando a coloração natural dos dentes do paciente, resultando em um perfeito equilíbrio visual.
O implante de carga imediata é realizado em alguns passos principais, sendo eles: primeiramente, o dentista irá fazer a cirurgia para colocar o pino de titânio, é ele que dará a sustentação para a prótese dentária. Já para um implante unitário, o procedimento leva em média 90 minutos, mas isso varia muito de paciente para paciente.
Na sequência o profissional realizará uma avaliação detalhada para verificar se é possível fazer uma instalação da prótese de carga imediata. Quando a avaliação feita pelo dentista tem resultado positivo, é feita a colocação da prótese provisória, principalmente, o equilíbrio funcional da mastigação.
Uma das dúvidas mais frequentes é a respeito da diferença entre a aplicação do implante de carga imediata e do implante dentário tradicional. O que diferencia esses procedimentos é o tempo demandado por cada um deles. A aplicação do implante tradicional exige que você vá muitas vezes à clínica odontológica do seu dentista, desde o primeiro diagnóstico até a confecção e molde da estrutura.
Outra diferença muito importante é que a prótese tradicional é realizada em uma estrutura metálica, essa estrutura pode ser envolvida tanto em material cerâmico quanto em porcelana, varia muito de acordo com a situação. São utilizados dois dentes como pilares para o apoio da prótese.
A inovação nos implantes de carga imediata traz uma série de benefícios ao paciente. Não há a necessidade de uma longa espera entre a fixação da prótese de titânio e a colocação da prótese, como no método tradicional de implantes. A aplicação da carga imediata devolve de forma mais rápida a naturalidade do sorriso, a função mastigatória e a qualidade de vida.
As antigas próteses móveis que eram utilizadas durante o período de osseointegração saem de cena. Apenas com fins exclusivamente estéticos para que a falta do dente não fosse percebida, as próteses móveis não permitiam morder ou mastigar, e poderiam se soltar facilmente.
A carga imediata é, sem dúvida, um dos mais importantes avanços na reabilitação dentária. O procedimento proporciona aos pacientes praticidade, conforto e uma alta precisão estética.
Ao fazer o implante, você terá uma série de benefícios; abaixo estão destacadas as melhores partes de fazer um implante dental de Carga Imediata:
Todos esses benefícios e as funções nas quais os implantes dentários e os implantes de carga imediata ajudam, pois, a falta de dentes na arcada faz com que os alimentos possam chegar em pedaços um pouco maiores no estômago, e isso dificulta o processo digestivo. Além disso, outra vantagem incrível desse procedimento, é a união da rapidez e da estética. Tudo isso para você voltar a sorrir e conquistar aquele sorriso dos seus sonhos.
Acompanhe os principais artigos sobre implantes de Carga Imediata em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.