A odontologia estética e os procedimentos disponíveis para a região da gengiva evoluíram muito nos últimos anos. Com relação à estética gengival, os fatores que influenciam na sua beleza e aparência estética, geralmente estão relacionados a posição, alinhamento, coloração, excesso ou falta do tecido gengival.
Ao final do tratamento ortodôntico temos a oportunidade de realizar pequenos procedimentos que fazem uma grande diferença no resultado final estético. A plástica gengival é um exemplo. Nas fotos que seguem observa-se o fim de um tratamento ortodôntico com os dentes alinhados e se encaixando perfeitamente. Mesmo com este resultado não temos ainda um belo sorriso. Ocorre que há pouca exposição dos dentes por excesso de gengiva – hiperplasia gengival.
As principais queixas dos pacientes em relação a gengiva são: sorriso gengival (quando a gengiva aparece muito ao sorrir); níveis de gengiva desalinhados (um dente parece maior ou menor que outro); raiz do dente exposta por conta da recessão gengival (dentes longos e sensíveis); espaços entre a gengiva e o dente; coloração (gengiva escurecida); sangramentos e inflamação das gengivas.
Um sorriso gengival, por exemplo, leva a um desconforto estético ao paciente. Existem várias técnicas para correção deste desequilíbrio harmônico que irão proporcionar a melhor simetria possível entre o conjunto facial, dentes e a gengiva. A composição de um sorriso considerado belo, atraente e saudável envolve o equilíbrio entre forma e simetria dos dentes, lábios e gengiva, além da maneira que se relacionam e harmonizam com a face dos pacientes.
As recessões gengivais são passíveis de tratamento com recobrimento gengival, desde que observadas as características da recessão, suas causas e perfil gengival. A coloração gengival também está relacionada à estética do sorriso. A pigmentação melânica gengival não representa uma patologia, mas uma variação da normalidade e pode tornar-se um problema estético, especialmente para aqueles indivíduos com linha do sorriso alta.
A Cirurgia Estética ou Plástica Gengival é uma opção para as pessoas que não estão satisfeitas com seu sorriso e também com o formato e o tamanho de suas gengivas. É uma cirurgia de manipulação de tecidos gengivais, muitas vezes minimamente invasiva, com isso em alguns casos é dispensada a sutura ou cortes amplos. São enxertos, reposicionamentos e recontornos teciduais que se aliam para uma melhor estética e função mastigatória.
Está intimamente relacionada a implantes dentários, próteses, restaurações, uso de aparelho ortodôntico e as famosas lentes de contato. Essa cirurgia visa corrigir defeitos estéticos e funcionais para que o procedimento atinja o sucesso desejado pelo paciente e pelo cirurgião dentista.
É o nome dado à cirurgia plástica que corrige as proporções gengivais na moldura do sorriso. É uma técnica simples e com recuperação rápida, feita com um recorte direto das gengivas desalinhadas (ou em excesso) para que o tecido se realinhe em volta dos dentes. A gengivoplastia é uma técnica de estética gengival que pode ser realizada em mais de um dente, em pequenas correções, ou associada a procedimentos mais complexos. Essa cirurgia é recomendada para pacientes que tenham à mostra mais a gengiva do que os próprios dentes na hora de sorrir, ou um desalinhamento dos contornos gengivais.
Além da incisão das gengivas, neste caso trabalha-se também o recontorno e a altura do osso em torno das raízes e coroas dentárias. Esse tipo de procedimento é recomendado para pacientes que possuem o sorriso gengival pronunciado, e que desejam corrigir a estética da gengiva para alinhar e nivelar as gengivas que necessitam de correções maiores.
É indicado para procedimentos que vão desde o recobrimento de raízes expostas à recuperação estética de gengivas que, ao longo do tempo, foram afetadas pelo metal de implantes dentários e próteses dentárias fixas ou, até mesmo, por dentes escurecidos após um tratamento de canal. O enxerto gengival é um procedimento com múltiplas indicações e de excelentes resultados.
O período de recuperação desses procedimentos irá depender da saúde geral do paciente, da área que foi operada e das técnicas utilizadas para melhorar sua estética gengival. Para os procedimentos de alinhamento gengival por recorte, a recuperação é simples.
Já o pós-operatório da cirurgia plástica gengival, associada ao enxerto de gengiva, exige maiores cuidados. Além disso, a utilização de técnicas minimamente invasivas com uso de lupas e microscopia possibilita uma melhora significativa no conforto pós-operatório, favorecendo também a cicatrização acelerada dos tecidos.
Na recuperação, é indicado que o paciente se dedique aos cuidados necessários para que haja um maior nível de satisfação nos resultados.
Os cuidados pós-operatórios dos diferentes procedimentos estéticos periodontais basicamente seguem os mesmos princípios e orientações dos demais tratamentos relacionados à saúde bucal. Conforme cada caso e o desenrolar do procedimento são feitas alterações individualizadas para esses cuidados pós-cirúrgicos que, em geral, se resumem a:
Esses procedimentos são realizados no ambiente de consultório, sob anestesia local, o que permite que o paciente seja liberado assim que o procedimento for finalizado. A recuperação é tranquila e deve ser acompanhada de perto pela equipe clínica. Caso seja de um procedimento mais complexo e o paciente queira, pode-se optar ainda por realizar o procedimento sob sedação no ambiente da clínica ou hospitalar.
A Gengivoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a gengiva e harmonizar o sorriso. O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno de tecido em volta dos dentes. Este é um método muito utilizado na correção do sorriso gengival, que é resultado de um desalinhamento entre os dentes, lábios e gengiva.
O paciente passa por uma criteriosa avaliação bucal e hábitos, com isso traçamos um plano de tratamento personalizado e específico para cada caso. Após esse tratamento o paciente será reavaliado e acompanhado a cada 4 ou 6 meses em consultas periódicas de manutenção preventiva.
A técnica da Cirurgia Gengival Estética consiste em mexer na gengiva em torno dos dentes, acompanhando seu contorno (retirando o excesso para os dentes aparecerem mais), melhorando a harmonia do sorriso.
É muito importante que, ao planejar o tratamento para casos estéticos, o design do sorriso não possa ser isolado de uma abordagem abrangente ao tratamento do paciente. A obtenção de um resultado bem-sucedido, saudável e funcional requer uma compreensão da inter-relação entre todas as estruturas orais, incluindo músculos, ossos, articulações e os tecidos gengivais.
Acompanhe os principais artigos sobre Estética Gengival em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.