Uma das principais questões dos pacientes que chegam ao consultório ortodôntico atualmente é a real necessidade de ter que usar aparelhos para corrigir o alinhamento, mordidas, posicionamento e a aparência estética do seu sorriso. É bem comum, principalmente nos adultos, uma objeção em relação ao uso do aparelho fixo.
Isso acontece porque a aparência metálica dos aparelhos tradicionais não é nada satisfatória para pessoas que já passaram dos 30 anos, para profissionais que não querem apresentar um aspecto mais juvenil, ou por ser incômodo para o próprio convívio social.
Pensando nisso, a ortodontia, preocupada em atender essa demanda, desenvolveu algumas alternativas de tratamentos ortodônticos mais discretos que o aparelho fixo tradicional, mas que também apresentam resultados muito satisfatórios.
Assim como o aparelho fixo de metal, o aparelho ortodôntico estético tem a mesma função: alinhar e corrigir seu sorriso. A grande diferença está como próprio nome diz: na estética. Esse tipo de aparelho promove um tratamento mais discreto do que o tradicional porém com resultados semelhantes.
Um tratamento dentário pode demandar bastante tempo e recursos, por isso, é essencial escolher bem o seu aparelho. Alguns pontos devem ser considerados antes da sua decisão como: conforto, custo, estética do aparelho e o tempo para alcançar os resultados.
Hoje em dia, ninguém mais precisa sofrer com dentes tortos, acavalados, com aquele espaço sobrando entre um e outro, ou com dentes apertados entre si. Uma das maneiras mais comuns de resolver esses incômodos e proporcionar um belo sorriso é o uso de aparelhos ortodônticos. Com a evolução das técnicas do mercado odontológico, já existem diversos tipos de aparelho ortodôntico, cada um com finalidade e custo apropriados para todos os perfis de paciente.
Esse tipo de aparelho também é utilizado para endireitar os dentes é igual ao aparelho fixo comum, sendo constituído por fios e braquetes (popularmente conhecidos como quadradinhos), no entanto são mais discretos, já que são feitos com um material mais transparente, como porcelana ou safira, possuindo um preço mais elevado. O aparelho fixo estético que contém os quadradinhos de porcelana são resistentes e possuem o preço mais acessível que o de safira, que é ainda mais transparente, ficando praticamente invisível junto do dente.
O aparelho lingual tem a mesma finalidade do aparelho fixo: promover o alinhamento dos dentes. No entanto, nesse tipo de aparelho, os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua e sendo considerados invisíveis. Por causa disso, esse tipo de aparelho é indicado para pessoas que praticam esportes de maior contato, como boxe e futebol americano, por exemplo.
Também conhecido como aparelho invisível ou alinhadores ortodônticos, estes aparelhos são a febre do momento por serem ultra modernos em termos de discrição e conforto. São feitos sob medida e se encaixam na boca perfeitamente, pois são confeccionados com softwares de alta precisão. São chamados de aparelhos transparentes ou invisíveis porque se tornam praticamente imperceptíveis na boca do paciente. Além disso, este sistema exige um número de consultas muito menor se comparado com quem utiliza um aparelho fixo metálico convencional, o tempo de tratamento é mais rápido e possui maior facilidade para se higienizar a boca, pois é possível retirar o aparelho para fazer a escovação e passar o fio de dental.
O aparelho estético nada mais é do que uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. O sistema funciona da mesma maneira, só que com bráquetes feitos de policarbonato, porcelana ou safira ao invés de metal. Os valores de um tipo de material para o outro mudam, já que enquanto o primeiro ainda tem uma coloração um pouco mais opaca, o segundo já é mais parecido com a cor dos dentes, enquanto os bráquetes de safira são bem translúcidos, porém muito mais caros.
Os bráquetes estéticos também podem ser do tipo auto-ligados, um outro tipo de aparelho diferente do convencional, que não utiliza as tradicionais borrachinhas coloridas para prender o arco ortodôntico. Esses e outros fatores costumam fazer com que o preço do tratamento ortodôntico feito com aparelhos estéticos seja um pouco mais elevado do que o aparelho fixo metálico convencional.
Criado para satisfazer aqueles que querem corrigir e alinhar o sorriso sem comprometer muito a aparência durante o tratamento, o aparelho estético não é tão novo assim, mas ainda é a saída encontrada por muita gente para satisfazer essas duas necessidades ao mesmo tempo.
No entanto, para quem a aparência durante o tratamento ortodôntico é essencial, o processo pode ser mais discreto e com o uso de uma das opções de aparelho estético. Em todos os casos, no entanto, a palavra final tem de estar aliada ao que seu Cirurgião-Dentista oriente e indique como o tratamento ideal para seu caso. Por isso, não deixe de consultar seu Cirurgião-Dentista especialista em Ortodontia e de fazer todas as avaliações e exames necessários antes de iniciar o tratamento.
Acompanhe os principais artigos sobre Aparelhos Ortodônticos em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.