A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. A principal técnica utilizada para correção de problemas ortodônticos certamente é a utilização de aparelhos ortodônticos. Não apenas para o alinhamento dos dentes tortos, mas também para ajustar o funcionamento completo da boca, músculos da face e dos ossos e articulações.
Existem diversas formas de se realizar a correção da arcada dos dentes, sendo a mais comum delas o uso de aparelhos ortodônticos. O aparelho convencional é um equipamento criado para auxiliar os profissionais da odontologia nos reparos na dentição relacionados principalmente à parte ortodôntica.
Esses aparelhos servem para diversos tratamentos, desde alterações na mordida e disposição dos dentes até à modificações na estrutura óssea do maxilar, além de ser útil também para complementar os tratamentos que não são relacionados diretamente com a estrutura física dos dentes. É o caso, por exemplo, do uso do aparelho para combater cáries, periodontites e até mesmo dores de cabeça.
Indicado principalmente para o tratamento de desalinhamento dos dentes, o aparelho convencional atua corrigindo a posição da arcada. Confeccionado com material metálico e ligaduras ortodônticas comumente chamadas de “borrachinhas”, esses aparelhos estão disponíveis em diversas cores, que podem ser escolhidas e trocadas a cada consulta de manutenção que o paciente realizar.
É constituído basicamente por peças metálicas (arco e bráquetes) e pequenos elásticos de látex (que servem para prender o arco aos bráquetes). Atualmente também existem aparelhos convencionais fabricados com materiais sobretudo mais estéticos. Eles possuem elásticos de látex transparentes e bráquetes claros, principalmente fabricados em policarbonato, porcelana ou safira.
O funcionamento do aparelho ortodôntico convencional consiste primeiramente na colagem de peças aos dentes (chamadas de bráquetes) que só serão retiradas ao final do tratamento. Cada bráquete possui um formato específico para a anatomia do dente em que será aplicado. Em seguida, um arco é colocado em cada bráquete e é preso por elásticos. Durante o tratamento, haverá a aplicação gradual de uma determinada força sobre cada um dos dentes, a fim de alinha-los e posiciona-los adequadamente.
Portando, o paciente precisa ir ao consultório com uma certa regularidade (determinada pelo ortodontista) para realizar os ajustes de força e eventualmente trocar as borrachinhas que perderam a capacidade elástica com o tempo. Não pode haver perda óssea nos dentes que receberão tratamento com aparelho.
Incômodos e a sensação de apertamento podem ser sentidos nos primeiros dias após a realização dessas ativações, mas isso é considerado normal. Esse modelo de aparelho também requer do paciente um cuidado especial com relação à higienização bucal. Por exemplo para evitar a retenção de fragmentos alimentares e formação de placa bacteriana em torno dos elásticos e dos bráquetes.
Dúvida recorrente entre os pacientes e acompanhantes, a idade ideal para usar aparelho convencional é o tema de muitas perguntas nos consultórios e até mesmo nas redes sociais e sites de clínicas e profissionais da área.
A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois a idade ideal para usar aparelho dependerá do quadro clínico de cada paciente e é algo que precisa ser feito individualmente, por meio de consulta ao dentista.
Mas fato é que crianças e adultos também podem usar o aparelho convencional e obter excelentes resultados. Super democrático, esse tipo de tratamento ortodôntico possibilita a conquista de um sorriso perfeito para todas as idades. Com relação a crianças que ainda possuem dente de leite, embora sejam procedimentos menos comuns, alguns odontopediatras recomendam que a correção dentária seja efetuada nesse período de troca dos dentes.
Esse tipo de tratamento, em crianças nessa fase de dentição, é conhecido como ortopedia funcional, tendo como principal objetivo a correção de acometimentos que precisem de modificação do osso da boca, como a mordida cruzada ou a ausência de espaço para o nascimento dos dentes permanentes.
Na maioria das vezes, para esse padrão de correção a criança usará um aparelho móvel, que seja confeccionado em acrílico e metal. Esse modelo de aparelho deve ser tirado da boca apenas para comer e para escovar os dentes. Assim, quanto mais tempo ficar utilizando o aparelho, mais rápido será a correção.
Não é possível determinar um tempo exato de duração para o tratamento convencional. Isso porque o tempo de tratamento vai variar de pessoa para pessoa, a depender do quadro clínico de cada paciente. Em média, o tratamento com aparelho convencional demora entre 12 e 24 meses para ser concluído. Mas, em alguns casos, esse tempo pode ser diminuído ou estendido, de acordo com o quadro inicial do paciente e com os resultados obtidos ao longo de cada mês.
Como o aparelho convencional requer uma manutenção mensal, onde é feita uma nova avaliação do processo do tratamento e também é feito o ajuste com novas borrachinhas, é possível que o profissional de odontologia observe a condição estética e funcional periodicamente, de forma a mensurar com mais precisão o tempo restante para se alcançar o objetivo do tratamento ortodôntico.
De modo geral, para alcançar os melhores resultados com o uso do aparelho ortodôntico convencional, o tempo mínimo de tratamento é de 8 meses, sendo que o tempo máximo que um paciente utiliza o aparelho nos dentes é de 30 meses.
Sem dúvidas, o baixo custo do aparelho convencional é a sua principal vantagem em comparação a outros tipos de tratamento para realinhamento dos dentes. O valor bem mais baixo do que os demais popularizou o tratamento, que, mesmo sendo o mais barato, ainda assim oferece excelentes resultados.
E essa necessidade do uso de borrachinhas pode ser convertida em vantagem, a depender da personalidade do paciente. Como existem no mercado borrachinhas de várias cores, é possível personalizar o aparelho fixo a cada consulta de manutenção, trocando as famosas borrachinhas de acordo com a ocasião.
Isso favorece as pessoas mais extrovertidas, que querem aproveitar as cores do aparelho para compor seu visual e transmitir alguma mensagem. Se for um período de jogo do Brasil, por exemplo, o paciente pode optar por usar elásticos nas cores verde e amarelo. É só soltar a criatividade e usar as borrachinhas a seu favor!
Acompanhe os principais artigos sobre Aparelhos Ortodônticos em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.