É a cirurgia para colocação de implantes sem a necessidade de cortar a gengiva e dar pontos. Assim como os implantes revolucionaram as reabilitações dentárias, a tecnologia dos programas de computador permitiram aos profissionais uma interatividade no planejamento virtual dos implantes. Através de softwares específicos que foram desenvolvidos para a implantodontia, fazemos um planejamento da posição que o implante ficará na boca do paciente, através disto obtemos um guia cirúrgico que será levado a boca, com as posições corretas dos implantes planejadas via computador.
Assim com segurança e precisão é realizada a cirurgia guiada, que reduz ao mínimo a dor e o desconforto pós operatório. É importante saber que para realizar a cirurgia guiada, o paciente tem que ser avaliado clinicamente e radiograficamente para saber se esta apto a realizar o procedimento. Esta técnica pode ser empregada na realização de um ou mais implantes como é mais utilizada. Está muito ligada com a técnica de carga imediata, pois através de um único ato cirúrgico é devolvido ao paciente seus dentes fixos.
Primeiramente, o dentista faz uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Em seguida, as imagens são jogadas em um software, onde é possível fazer todo o planejamento virtual da cirurgia, inclusive, ele pode simular a posição e inclinação ideal dos implantes, além de selecionar os locais nas gengivas que serão perfurados. Com os resultados obtidos por meio do planejamento virtual do tratamento, é confeccionado o guia cirúrgico. Esse guia é posicionada na boca do paciente e, por meio dele, o dentista tem a noção exata de onde o implante será instalado.
A cirurgia guiada vem revolucionando as reabilitações com implantes osseointegráveis, valendo-se do grande avanço tecnológico nos sistemas de aquisição de imagens, tanto tomografias como scanners intraorais, bem como a melhora contínua dos softwares de planejamento e das impressoras 3D. A técnica é indicada para os desdentados totais, tanto em maxila como mandíbula, bem como para os desdentados parciais, seja para um caso unitário ou múltiplo.
No software, conseguimos sobrepor as duas imagens obtendo informação da espessura de gengiva, anatomia do osso, detalhes anatômicos e a futura posição dos dentes. Fazemos a cirurgia virtual, operando inicialmente o paciente no computador, transportando o resultado final desse processo para a impressora 3D, que irá fabricar o guia cirúrgico. Com o uso de um kit cirúrgico específico e o guia 3D, conseguimos instalar os implantes na posição planejada.
A principal diferença entre a cirurgia guiada e o implante convencional é a forma a qual o procedimento é realizado. No método guiado por computador, não há necessidade de cortes nas gengivas para examinar os dentes ou determinar o local dos implantes. A instalação dos dentes — prótese sobre implante — pode ser feita imediatamente ou em até 72 horas. Isso depende da estabilidade dos implantes fixados, do planejamento protético e da tipologia óssea do paciente, entre outros fatores.
Como não há cortes nas gengivas e, consequentemente, sangramento e suturas o tempo de cirurgia é bastante reduzido. O pós-operatório também é menor e mais confortável e mais seguro para o paciente, pois há menos inchaço, menos dor e cicatrização mais rápida.
A quantidade de anestesia necessária para a cirurgia é bem menor e o procedimento menos invasivo e por isso, a probabilidade de erros é reduzida, já que cada detalhe do tratamento é planejado com antecedência. Outro beneficio da cirurgia guiada é a rapidez a qual o procedimento é realizado, pois dependendo do caso, o dentista já instala os dentes artificiais no mesmo dia.
O tempo de recuperação é bem menor do que os outros tipos de cirurgias de implantes. Isso porque a técnica não envolve corte e, consequentemente, nem sangramento e suturas.
Assim como toda tecnologia odontológica, a cirurgia guiada proporciona uma série de benefícios tanto para o paciente quanto para o dentista. Isso porque o procedimento conta com um alto nível de previsibilidade já que todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos: Escaneamento da boca do paciente, imagens radiológicas e tomografia são utilizados para fazer o estudo e a confecção de um guia cirúrgico.
Tudo isso permite um planejamento detalhado da estrutura óssea do paciente e das angulações das implantações de cada paciente. Confira algumas das vantagens em realizar a cirurgia guiada:
Acompanhe os principais artigos sobre Cirurgia Guiada em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.