fbpx

Ortodontia Lingual

Trata-se do aparelho lingual e não de fantasmas. O aparelho lingual é a forma mais discreta existente no mercado para a correção e alinhamento dos dentes. Similar ao aparelho tradicional, mas fixado na parte interna dos dentes. Nele, a parte frontal dos dentes fica livre de quaisquer materiais tais como bráquetes e placas. A adaptação do paciente ao aparelho é bem tranquila, não machuca a língua e ainda favorece alguns movimentos dentários como expansão e correção da mordida.

O aparelho lingual é indicado:

Para pacientes com toda a composição dentária com problemas desenvolvidos pela genética ou pelo desenvolvimento incorreto da arcada dentária que podem ocasionar problemas na estética, na fala, mordida, entre outros. Este tipo de aparelho é muito indicado para pacientes que praticam esportes ou que não querem que ninguém perceba que esteja usando aparelho. Por ser colocado na parte de trás dos dentes, evita machucados na boca quando ocorrer atritos dos lábios com os dentes.

Sorriso renovado com “um passe de mágica”

Sem que os olhos alheios percebam, esses novos aparelhos ortodônticos (aparelho lingual) renovam o sorriso e são tão eficientes quanto os convencionais de metal. Não são raros os pacientes que desistem do tratamento para alinhar os dentes por não querer o incômodo da imagem do “sorriso metálico”. Com o aparelho lingual isso não é mais problema. O tempo do tratamento é praticamente o mesmo entre um aparelho e outro, o diferencial do aparelho invisível é que as mudanças aparecem sem que o aparelho seja igualmente visto.

Todos podem usar?

O aparelho Lingual é mais procurado por adultos, mas nada impede que adolescentes acima de 13 anos também usem este modelo, desde que tenham todos os dentes permanentes presentes e bons hábitos de higiene bucal.

O aparelho lingual machuca a língua ou prejudica a fala?

Não, hoje os aparelhos linguais evoluíram e necessitam apenas alguns dias para adaptação. Após um período de 4 a 6 dias o paciente já está adaptado e nenhuma alteração acontece. Os braquetes mais recentes são bem menores e fabricados de acordo com a anatomia do seu dente e não chegam ao ponto de prejudicar a fala ou machucar a língua, mesmos nos primeiros dias após colocar.

O aparelho lingual dói?

Semelhantemente ao aparelho dentário convencional, as ativações do aparelho lingual podem provocar algum tipo de desconforto nos primeiros dias. Este desconforto é resultado da movimentação dos dentes.

O aparelho lingual dificulta a higienização?

Existe uma necessidade de uma atenção a mais na escovação. O uso do fio dental fica mais fácil, do que nos bráquetes convencionais, pois não precisa do auxílio do passa fio.

O aparelho lingual pode ser colocado nos dentes superiores e inferiores?

Sim, o aparelho lingual pode ser colocado em ambas as arcadas. Alguns pacientes optam por colocar os dois tipos de aparelhos, um em cada arcada, primando pela estética, o aparelho lingual vai na parte de cima onde os dentes são mais visíveis.

É preciso evitar alguns alimentos?

Alguns alimentos devem ser evitados durante todo o tratamento ortodôntico com o aparelho lingual. Alimentos duros e pegajosos como pipocas, nozes, pães muito duros, chicletes e balas tipo caramelo, são bons exemplos de alimentos que podem danificar o aparelho e consequentemente atrasar o tratamento.

É preciso fazer visitas mais frequentes ao dentista com o uso do aparelho lingual?

Não, o aparelho lingual é colado com um dos adesivos mais fortes do mercado, o que é um diferencial na sua capacidade de adesão. Com relação às visitas, essas acontecem no mesmo quantitativo da Ortodontia Convencional, não sendo modificada a rotina de atendimento no consultório odontológico.

É possível perceber a evolução do tratamento?

Sim, com o aparelho lingual a percepção do desenvolvimento do tratamento é bem maior do que com o aparelho convencional, pelo simples fato de que, é possível visualizar os dentes sem que o aparelho esteja cobrindo-os.

Outros procedimentos estéticos podem ser feitos durante o tratamento?

Essa é outra grande vantagem do aparelho Lingual. Como ele é colocado por trás dos dentes, outros procedimentos estéticos como troca de cor de restaurações e clareamentos podem ser feitos.