Os implantes dentários podem ser colocados através da cirurgia guiada por computador. Um dos grandes diferenciais é excelente a recuperação do paciente.
Primeiramente o procedimento é realizado no computador, através de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente. Com essa tecnologia, o dentista consegue saber quantas peças serão necessárias e mais alguns detalhes para o implante. Assim o profissional consegue obter um tipo de “guia cirúrgico” para facilitar a cirurgia sem corte.
Confira mais informações sobre essa técnica:
– Indicação: pacientes mais idosos, diabéticos, cardiopatas, portadores de doenças degenerativas e outras condições que ofereçam maior risco cirúrgico.
– Contra-indicação: pacientes que não apresentam condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) para instalação dos implantes. É preciso previamente realizar uma cirurgia de enxerto ósseo.
Leia também: Conheça a Técnica All-On-Four (Carga imediata): todos os dentes no mesmo dia!
– Como é: inicialmente o paciente faz um exame radiográfico com guias previamente preparada para que a tomografia forneça imagens tridimensionais, analisadas no computador. Através de um software específico muito avançado, o cirurgião realiza uma simulação da cirurgia a partir dessas imagens, instalando virtualmente os implantes de forma mais simples, orientando o procedimento, realizado sem abertura do retalho gengival.
– Vantagens: como não há pontos, a cicatrização da mucosa é muito mais rápida, e evita-se a cirurgia da reabertura.
– Desvantagem: se corretamente indicada, não apresenta desvantagens. O investimento desse tratamento é um pouco maior.
– Tempo de colocação da prótese: a prótese é colocada imediatamente em grande maioria dos casos .