O final de ano costuma ser mais agitado, com as festas da empresa, confraternizações com a família e os amigos.
É importante dar atenção a saúde bucal nesses dias de fartura de comidas e bebidas, para evitar a formação de cáries, placas bacterianas, tártaro, o mau hálito, entre outras doenças como a gengivite.
Resistir as guloseimas e pratos requintados que compõem as festas de final de ano é uma missão quase impossível, já que as comemorações inspiram as pessoas a comerem e a beberem ainda mais.
Alimentação
Nesse período, ingerimos muitos alimentos ricos em açúcar, o que pode ser alvo de bactérias que se formam após 15 minutos de consumo. O que pode levar a formação de outras doenças, por isso é imprescindível escovar os dentes após as refeições.
Bebidas
Aos que são apreciadores do consumo de bebidas alcoólicas, vale ressaltar que a ingestão em excesso causa fatores desagradáveis à saúde bucal, decorrente da desidratação, como mau hálito, boca seca, além de descamação e irritação das células que compõem as mucosas, como gengiva, bochecha e palato. O vinho pode ser considerado um vilão aos que gostam de dentes brancos, sendo responsável por manchas e o escurecimento.
Vale lembrar que outras bebidas também podem prejudicar a saúde bucal. As mais cítricas, como sucos, podem causar a perda da estrutura do dente, gerando assim a sensibilidade.
Já os refrigerantes possuem ácidos e corantes na formulação, que também contribuem com o escurecimento dental.
As pessoas que preferem dentes mais brancos também devem evitar café e chá preto.
Aparelhos Ortodônticos
Para os usuários de aparelhos a atenção deve ser redobrada, devido a retenção de alimentos nos bráquetes e a mastigação de alimentos duros, que podem ocasionar na quebra do aparelho.
Você pode aproveitar bem as festas do final do ano. Essas dicas são apenas alguns lembretes para não esquecerem os cuidados básicos de higiene bucal, como: Escovação após as refeições, Fio dental e enxaguante, para manter um sorriso saudável.
Visite o dentista regularmente!