Quando pensamos na estética do sorriso, logo vem à mente dentes mais claros e alinhados. Contudo, essa harmonia pode ficar completa com a correção de tamanho (excesso ou retração) ou contorno da gengiva. A plástica gengival pode transformar a aparência do indivíduo.
É uma cirurgia de pequeno porte, que vai promover a harmonia do rosto, além de trazer benefícios também para a autoestima. As imperfeições na gengiva podem ser de origem genética, decorrente do uso de medicamentos ou alterações hormonais ou ainda por conta de problemas bucais — como erosão dentária, má oclusão, periodontite e bruxismo.
É um procedimento cirúrgico preciso e delicado — realizado no consultório do dentista — que tem como objetivo fazer correções no tecido gengival. Com a técnica, o profissional consegue modificar o tamanho, desalinhamento, contorno e até mesmo a espessura da gengiva. A ideia é deixar a região com uma aparência mais natural, o que vai contribuir para a beleza do sorriso.
Em resumo, a plástica gengival é uma cirurgia reconstrutora da gengiva. Essa cirurgia é capaz de corrigir problemas gengivais, como o recobrimento de raízes expostas, o aumento de espessura no caso de gengivas finas – onde pode ocorrer o escurecimento, devido à pinos ou raízes com canal tratado.
Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte — dura de 30 minutos a 2 horas — em que o paciente recebe anestesia local. Para realizar a plástica gengival, existem diferentes técnicas — que vão depender do problema a ser corrigido. De forma geral, o cirurgião-dentista realiza um deslocamento suave do tecido gengival com o uso de um bisturi, posicionando-o para baixo ou para cima.
Hoje, existem algumas técnicas que possibilitam a Plástica Gengival , mas nessa cirurgia, o que acontece é um leve descolamento da gengiva, preservando as papilas, que são aqueles “triângulos” que ficam entre os dentes. Após isso, a gengiva é deslocada para cima, para baixo ou para o lado, a direção vai depender do objetivo da cirurgia.
Em alguns casos, pode haver a necessidade de se retirar um pouco de tecido do palato, que é o “céu da boca” e só então, o cirurgião-dentista fará um enxerto com o tecido em outro lugar da gengiva, criando espessura ou volume, de acordo com o objetivo.
Para a Plástica Gengival é usada anestesia local adequados ao paciente, também de acordo com suas particularidades, com os exames clínicos apresentados anteriormente e também de acordo com o seu histórico clínico. A Plástica Gengival simples é um procedimento que pode durar em torno de 30 minutos. Já uma cirurgia de enxerto gengival ou de correção de sorriso gengival pode durar até 1 hora e meia.
A Plástica Gengival , geralmente é indicada em casos de gengivas muito grandes, conhecidos como sorriso gengival. Também é indicado em casos de retrações, que é quando a gengiva se desloca e a raiz fica exposta, assim como em casos de depressão vestibular em áreas de extração, que comprometem a estética. Em casos de recobrimento gengival, onde a gengiva tem pouca espessura, é fina e acaba adquirindo uma coloração ou contornos que são esteticamente indesejáveis.
A cirurgia plástica gengival está indicada em casos de gengivas muito grandes (sorriso gengival), retrações (quando a gengiva se desloca e expõe a raiz) – recobrimento gengival, em casos onde a gengiva tem pouca espessura, é muito fina e acaba ficando com coloração ou contornos esteticamente indesejados.
Vale ressaltar que caso o paciente apresente um caso de periodontite, conhecida também como doença da gengiva e ele deseje realizar a plástica gengival, será preciso que a doença tenha sido totalmente curada, justamente para que a Plástica Gengival seja realizada com sucesso.
Se você pretende modificar o aspecto da gengiva deve, em primeiro lugar, procurar um profissional especializado, que fará uma avaliação clínica completa e saberá se a técnica é ou não indicada para o seu caso. Confira a seguir para quem a cirurgia é contraindicada:
Além disso, o paciente não deve ter nenhum problema de saúde bucal — como gengivite ou cárie — para fazer a plástica gengival. Nessas condições, o dentista precisa fazer os tratamentos antes da cirurgia.
A plástica gengival vai promover uma pequena correção no tecido gengival, mas que fará uma enorme diferença na face e no sorriso. Assim, é uma cirurgia que vai trazer ganhos para a aparência do indivíduo, transmitindo mais confiança, o que vai elevar sua autoestima.
Dessa forma, a pessoa pode sorrir ou conversar sem ter vergonha de uma gengiva grande ou dentes alongados e essa segurança vai trazer benefícios para sua vida social e profissional.
A plástica gengival pode transformar o sorriso ao corrigir imperfeições na gengiva? É uma técnica rápida, segura e que apresenta ótimos resultados desde que o paciente procure uma clínica especializada.
Acompanhe os principais artigos sobre Plástica Gengival em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.