A ortodontia é a área de atuação na qual o dentista corrige disfunções no crescimento dos dentes em relação à face. Para isso, foram desenvolvidos tratamentos inovadores por meio de alguns dispositivos, como os aparelhos ortodônticos. Entre eles, está o aparelho lingual. Método invisível para as outras pessoas, o aparelho lingual é uma estrutura ortodôntica colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição.
Funciona de maneira similar ao tradicional, com a ajuda de bráquetes e de fio metálico na face oral dos dentes. Entretanto, diferentemente de outros dispositivos, a técnica lingual consegue exercer pressão na boca com peças menores, melhorando o resultado estético e trazendo mais conforto para o paciente.
O aparelho lingual é uma das alternativas para os que necessitam corrigir seus dentes, mas não gostam daquele efeito estético do aparelho convencional. A busca por um tratamento “invisível” é o que os motiva a buscar essa alternativa. Muitas pessoas têm o desejo de corrigir o sorriso, deixando os dentes mais alinhados.
O tratamento ortodôntico tradicional é utilizado em jovens e em adultos, mas nem todos gostam do aspecto visual do aparelho. Isso porque ele é aplicado na parte frontal dos dentes, chamando mais atenção para a região. Pensando naqueles que se incomodam com o sorriso metálico, especialistas desenvolveram os aparelhos linguais.
O tratamento funciona, basicamente, da mesma forma que o convencional. O material dos bráquetes linguais é igual, mas o design é diferente, para aumentar o conforto do paciente. Além disso, a diferença é o local de aplicação, na face interna dos dentes, que fica atrás da dentição. Por isso, sua customização e montagem são os diferenciais da tecnologia lingual.
O aparelho lingual funciona de forma similar ao tradicional aparelho fixo, com a ajuda de bráquetes, com a diferença que é colado na parte interna dos dentes. Esse tipo de aparelho ortodôntico pode ser utilizado na arcada superior e inferior. Para que os resultados sejam consistentes, é muito importante que o paciente procure um dentista especialista nesse tratamento, pois existem alguns detalhes importantes, que requerem muito estudo para ter a segurança mínima na condução dos casos clínicos.
O uso do aparelho lingual sem controle de um especialista pode provocar cáries, tártaro, gengivite, mau hálito e ainda comprometer a saúde bucal de uma forma geral. Todos esses sintomas, além de serem desconfortáveis, podem comprometer o tratamento, aumentar custos e atrasar o movimento dos dentes.
Em relação ao aparelho fixo, o método lingual tem algumas semelhanças, como o uso de peças metálicas. Porém existe uma grande diferença que é o posicionamento das peças do aparelho na parte de trás (lingual) dos dentes. Enquanto a técnica tradicional expõe o dispositivo, o aparelho lingual é considerado um tratamento “invisível” que interfere na face lingual da dentição. Ou seja, esta é uma ótima opção para quem deseja ter um sorriso harmônico sem abrir mão do conforto e da estética.
A principal vantagem do aparelho lingual é que ninguém vai saber que você está utilizando um aparelho ortodôntico, pois ele se encontra na parte de trás dos dentes. Outro fator positivo do aparelho lingual é que ele não interfere na harmonia do rosto do paciente, que consegue ter uma visão completa da terapia. Além disso, não é necessária a remoção dos bráquetes durante o tratamento em situações sociais especiais, como, por exemplo, formaturas e casamentos.
Além de realinhar os dentes, o aparelho ortodôntico também traz outras vantagens para quem o usa, melhorando, além da aparência, a qualidade de vida do paciente. A ortodontia é a área da odontologia responsável pelo crescimento e desenvolvimento da face e dos dentes. Sendo assim, tudo o que for ligado a aparelhos dentários está diretamente ligado à esta ciência.
Embora a estética seja a principal vantagem desse tipo de tratamento, pois você pode tratar seu sorriso sem que ninguém saiba disso.
O grande benefício desse tipo de aparelho é que ele é, praticamente, imperceptível. Funciona de forma semelhante ao tradicional, porém é colocado na parte de trás dos dentes em contato com a língua. Se você pretende ter um sorriso perfeito, mas ainda não sabe qual tipo de tratamento escolher, confira algumas das vantagens do uso do aparelho ortodôntico lingual:
Acompanhe os principais artigos sobre Ortodontia Lingual em nosso blog:
Informativo
Não atendemos convênios ou planos de saúde. Realizamos somente Atendimento Particular.
Não realizamos atendimento para planos gratuitos do Governo nem qualquer outro plano similar.