Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental Joinville

O que são Lentes de Contato Dental

Lentes de contato dentais são próteses de porcelana parecidas com as facetas comuns mas muito mais finas, aplicadas com adesivo. As lentes tem uma espessura entre 0,2 e 0,4 mm, como a espessura de lentes de contato oculares. Como são mais finas que as facetas de porcelana comuns (1 mm), não é necessário o desgaste prévio dos dentes nas superfícies que irão receber as lentes. Este tratamento cosmético é o único que pode ser removido permitindo a volta à forma original dos dentes.

 

As lentes de contato dentais são feitas pelo protético a partir da modelagem tomada pelo dentista. O dentista limpa os dentes e toma a impressão da arcada, determinando a cor da(s) lente(s). O protético as fabrica de acordo com as especificações. Num retorno, o dentista limpa as superfícies, aplica o adesivo e fixa as lentes nos dentes.

Em resumo, a lente de contato dental é uma prótese construída a partir de porcelana ou cerâmica. É uma estrutura superfina, translúcida e com grande durabilidade. Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes.

 

Ultrafina e dotada de resistência, tal espessura mínima possibilita alcançar somente 0,25mm e ainda, dessa forma, proporcionar riscos baixíssimos de descolamentos ou possíveis fraturas. A recomendação mais simples para tal técnica é a correção de formato e coloração dos dentes em alinhamento e em condições adequadas. A técnica é uma das mais usadas para tratamentos de pessoas que trabalham principalmente com a sua imagem pública.

Procedimento Lentes de Contato Dental Joinville

Como é realizado o procedimento

É comum ter dúvidas sobre como funciona o procedimento. Após a primeira consulta e a indicação profissional por lentes de contato dental, o dentista faz uma moldagem da boca do paciente, seja com scanner bucal, seja com outro método, a partir do qual se cria um modelo da dentição a ser reparada.

 

Concluída a etapa de planejamento, o próximo passo é a colocação da peça, a qual é colada sobre o dente original, depois de um pequeno desgaste na região (se houver necessidade). A preparação para a colocação do material superfino envolve um produto ácido, que ajuda a unir o composto cerâmico ao dente.

 

Geralmente, o especialista não faz uso de anestesia durante o processo, apenas se o paciente precisar de uma intervenção mais complexa. Da mesma forma, o dentista pode anestesiar a pessoa ao longo do procedimento para que ela não sinta desconforto nos dentes mais sensíveis aos materiais envolvidos na colocação do produto.

Qual a diferença entre lentes de contato dental e facetas

É comum que muitas pessoas tenham a mesma dúvida: qual a diferença entre as lentes de contato dental e as facetas em resina ou porcelana? Para responder à questão, é preciso ter em mente que as lentes têm menor espessura se comparadas às peças facetadas, as quais têm 0,7 mm de densidade e são indicadas para correções complexas no sorriso.

 

Devido à espessura mais grossa, as facetas também desgastam mais a dentição da pessoa, uma vez que têm maior impacto sobre os dentes originais, os quais passam por intervenção antes da fixação das peças. Portanto, para saber se seu caso requer lentes de contato ou material facetado, é necessário uma avaliação na clínica NEO Joinville com nossos especialistas.

Quando o procedimento é indicado

O tratamento com lente de contato dental somente é indicado para pequenas correções estéticas de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor que não foram resolvidas por outros tratamentos. Grandes desvios estéticos, como dentes tortos, ainda precisam de um tratamento ortodôntico prévio. É também muito importante que a estrutura dentária que irá receber as lentes, esteja saudável e resistente.

 

Em virtude do processo, tratar de uma reabilitação bucal com lente de contato é recomendada para que os pacientes, em início de tratamento, apresentem modificações de cores, formatos e alinhamento dentário. Exemplificando tais modificações, denominamos o diastema uma das possíveis indicações para o uso de lente de contato dental, que acontece conforme existam espaçamentos maiores entre os dentes.

 

As razões do problema se relacionam aos diferenciais de tamanhos entre dentes e a ausência de um ou outro. Conforme ocorra na região dos dentes superiores, na parte frontal, o diastema aparece em virtude de critérios anormais do freio dos lábios – tecido que se desloca da região bucal até gengivas.

Fraturas ocorrentes e manchas são também fatores que desencadeiam a recomendação da lente para tratamento, visto que tais próteses possibilitam o disfarce de imperfeições nessas situações. Ainda que sejam produzidas por material duradouro, lente de contato dental deve ter a troca em prazo que tem variação entre, no máximo, até quinze anos. Contudo, visitar o dentista para a manutenção deve acontecer com tempo variável de seis em seis meses.

 

Durante as consultas, o especialista acompanhará a forma como os dentes se adaptam às próteses, com conferência de fixação das mesmas, além da avaliação da saúde da boca do paciente. Tal análise é importantíssima, ainda, para a identificação de situações em que a utilização de lentes de contato dos dentes é contraindicada.

Benefícios de realizar o procedimento

Uma das vantagens da lente de contato dental é que ela pode ser aplicada em apenas um dente ou em toda a sua arcada dentária, dependendo de como for a avaliação do dentista e o desejo do paciente.

O procedimento é uma medida estética e pode ser utilizado em muitos casos que não apresente muito comprometimento estrutural.

Antes de prosseguir com detalhes sobre o tratamento odontológico, vale compreender que as lentes de contato dental são finas camadas de cerâmica que cobrem apenas a parte externa do dente, corrigindo desvios e harmonizando o sorriso do paciente. Estruturas que auxiliam na correção de problemas dentários, as lentes de contato dental podem ser usadas em apenas um ou em vários dentes disfuncionais, a depender do diagnóstico e da prescrição do dentista. O procedimento é indicado, principalmente, nestes casos:

  • Pessoas com excessivo espaço entre os dentes (diastema);
  • Dentição muito pequena na fase adulta;
  • Harmonização no tamanho do dente;
  • Dente danificado por cárie ou traumas;
  • Alteração na coloração do sorriso, por causas internas ou externas.

Por outro lado, a técnica não é recomendada para dentes fracos e que apresentam grande possibilidade de cair, má oclusão (disfunção entre as arcadas superior e inferior da boca), sobreposição de mordida e desgaste de esmalte dental devido a problemas na higiene bucal.

Ícone Whatsapp

Agende sua Consulta

Para maior comodidade e praticidade aos nossos clientes, oferecemos o agendamento online da sua consulta através do Whatsapp.

ícone Google Depoimentos

Depoimentos de Pacientes

Os comentários e depoimentos dado pelos clientes, seja positivos ou críticas construtivas, auxiliam no processo de melhoria.

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre Lentes de Contato Dental em nosso blog:

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Principais cuidados após colocar as lentes de contato dental

Para quem se preocupa com a estética dos dentes, o sorriso mais branco, alinhado e...
Ler mais
Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Lente de contato dental ou clareamento qual a melhor opção

Na odontologia existem diferentes tipos de tratamentos para conquistar dentes mais bonitos e brancos com...
Ler mais
5 fatos que você precisa saber antes de colocar lentes de contato dental

5 fatos que você precisa saber antes de colocar lentes de contato dental

É normal queremos mudar o comprimento, formato ou curvatura dos nossos dentes, mas utilizar aparelho...
Ler mais