fbpx

Dúvidas Frequentes: Estética

Ver dúvidas sobre:

Harmonização Facial   |   Ácido Hialurônico   |   MD Codes   |   Rinomodelação   |   MD Codes   |   Toxina Botulínica A   |   Redução de Papada

Harmonização Facial

A harmonização facial consiste em um conjunto de técnicas para melhorar a estética do seu rosto e principalmente, retardar o envelhecimento de sua face. São feitas algumas análises e estudos para que o resultado seja uma face simétrica e harmônica. Muitos artistas e pessoas que prezam por uma boa aparência buscam esse método pelo fato de não ser invasivo. Além disso, se o tratamento for bem feito é possível manter a naturalidade das linhas do seu rosto.

Como dito acima a Harmonização Facial são técnicas não invasivas para melhorar a aparência. É comum que muitas pessoas tenham dúvidas e receios sobre esses métodos, porém, eles são relativamente simples. A principal técnica utilizada é a aplicação de toxina botulínica para esculpir o rosto. Assim, as marcas de expressão e os conhecidos ‘pés de galinha’ podem ser suavizados, dando lugar a uma aparência mais jovial. Outra técnica muito utilizada na Harmonização Facial é o preenchimento com ácido hialurônico. O preenchimento é utilizado para melhorar a simetria, também melhorar a forma de algumas partes do rosto, por exemplo, dar volume aos lábios.

As técnicas de harmonização facial podem corrigir diversas imperfeições. Na aplicação de toxina botulínica é possível fazer o arqueamento de sobrancelha, diminuição de rugas, melhoria da curva do sorriso, correção de sorriso gengival, entre outros. O preenchimento facial é indicado para quem deseja melhorar o contorno ou modificar o volume dos lábios, tratar olheiras, disfarçar saliências nasais e fazer a modelação do osso malar e da mandíbula. Além disso, é possível corrigir rugas, marcas de expressão e preenchimento dos sulcos da bochecha.

Esses procedimentos podem ser realizados por um dentista especializado. Além dos métodos citados acima, a harmonização facial pode incluir procedimentos odontológicos como a colocação de facetas, lentes de contato e clareamento dental. Todas as ações que forem realizadas pelo seu dentista vão ter como objetivo melhorar a harmonia dos elementos do seu rosto e melhorar a sua estética do sorriso. Para fazer algum destes procedimentos é preciso contar com um profissional experiente e renomado. A Clínica NEO possui profissionais especializados em harmonização facial.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

De origem vegetal e reabsorvível, ácido hialurônico é a substância mais utilizada para preenchimento facial no mundo todo. Excelente para o preenchimento de rugas e modelagem da face, a substância também promove a hidratação cutânea.

O ácido tem a função de reter água, hidratar e conferir volume à pele e contorno facial.

O ácido hialurônico não é um tratamento permanente, visto que o nosso organismo gradualmente degrada o ácido que lá existe.

O ácido hialurônico é indicado para homens e mulheres que desejam reduzir sulcos profundos e rugas, preencher e modelar os lábios, nariz, olheiras, mandíbula, maçãs do rosto, dentre outros. Além disso, também ameniza o aspecto de cicatrizes e hidrata a pele.

Em geral o efeito do tratamento dura de 9 a 24 meses, dependendo do caso. Recomenda-se a repetição do tratamento conforme a situação inicial e o efeito pretendido.

Por ser de origem vegetal e reabsorvível, os riscos são quase nulos.

Pode ocorrer alguns nódulos e inchaço, que em geral reabsorvem entre 10 e 15 dias. Por vezes a zona tratada fica avermelhada cerca de 1 a 3 horas após o tratamento.

A toxina botulínica serve para tratar a musculatura, então ela relaxa o músculo. O rosto – testa, centro das sobrancelhas, a região dos olhos etc – tem muito movimento. Essa substância minimiza e suaviza a força de contração, impedindo que marcas de expressão se instalem naquele local. Já o ácido hialurônico devolve volume perdido ou preenche um lugar que se deseja resgatar formato ou proporção.

MDCodes

O MD Codes é uma técnica avançada de preenchimento com ácido hialurônico.

Podem ser realizados em várias regiões do rosto, como lábios, bochechas, mandíbula, nariz, bigode chinês, entre outros.

Em todos os setores da medicina ocorre a evolução e as descobertas de melhores técnicas para um resultado mais eficaz. Com o passar dos anos as técnicas de preenchimentos vem sendo aprimoradas, e atualmente, a técnica de MD Codes vem apresentando resultados maravilhosos. Nas técnicas anteriores, o preenchimento era aplicado diretamente no local onde necessitava de volume, já na técnica MD Codes devolvemos o volume necessário do local necessitado de forma indireta, devolvendo suspensão e sustentação de locais acima. Um exemplo é o bigode chinês, para melhora realizamos pontos específicos na região malar (bochecha) que refletirá no bigode chinês.

Na maioria das pessoas dura em torno de 9 a 24 meses. O produto é reabsorvível pelo organismo, algumas pessoas reabsorvem mais lentamente e outras de forma mais rápida.

Não, infelizmente não é recomendado. Pois existe um certo risco de desenvolver reação contra o PMMA levando à sérios danos à saúde.

Sim, assim que termina a aplicação.

O preenchedor pode ser aplicado com agulha ou cânula (instrumento semelhante à agulha, porém de ponta arredondada em que não fura a pele). O procedimento realizado com cânula é mais seguro por não furar vasos ou estruturas faciais importantes. Durante o procedimento é realizado anestesia para aliviar a dor.

O procedimento é seguro desde que seja realizado por um profissional especializado.

Sim, deve ser natural sem mudar a fisionomia da pessoa. E esses resultados naturais são obtidos por especialistas capacitados.

Rinomodelação

Rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz.

Ácido hialurônico.

Não. A rinomodelação é realizada com materiais 100% compatíveis com o organismo, e que não há riscos de o material migrar para outra região depois de implantado. O ácido hialurônico é uma substância que encontramos no nosso organismo. Portanto não há possibilidades de rejeição ou alergia aos produtos que são utilizados.

Esta técnica permite resolver a maioria dos casos estéticos, e alguns funcionais. Será necessário avaliar cada caso individualmente para analisar se há indicação. Nem todos os casos serão solucionados com Rinomodelação, pois alguns terão indicação cirúrgica.

Pode aplicar-se a qualquer idade a partir dos 15 ou 16 anos. O profissional terá que avaliar cada paciente.

Não é necessário, porque a Rinomodelação não é um procedimento cirúrgico invasivo

Previamente, o paciente terá que realizar uma higienização da região da lateral da asa do nariz com produtos antibacterianos. Evitar sol sem proteção no período de 7 dias após a realização do procedimento. Não utilizar óculos nas quatro horas posteriores à intervenção. Não deitar-se nas 5 horas seguintes à Rinomodelação. O profissional receitará medicamentos anti-inflamatórios para aplicação na zona durante os dois ou três dias posteriores.

Não, a Rinomodelação é realizada em consultório odontológico pois o cirurgião dentista é o profissional na área médica que tem mais conhecimento da reagirão de cabeça e pescoço. Pode durar cerca de 30 minutos e o paciente sai da clínica para prosseguir com a sua vida normal.

A Rinomodelação é praticamente isenta de riscos.

A Rinomodelação deve ser realizada por um cirurgião dentista especialista em harmonização da face que aplique as devidas garantias de biossegurança.

Sim. O resultado é notado imediatamente.

Não é uma cirurgia, realiza-se de forma ambulatória e proporciona um aspeto natural.

Não. Algumas vezes a musculatura do nariz é tão forte que pode ser necessário uma reintervenção. Será realizada entre 7 a 10 dias após, ou após a cicatrizaçao caso haja processo inflamatório ou infeccioso envolvido. Os resultados não são definitivos e tem uma durabilidade média de 9 a 24 meses, já que são utilizados materiais reabsorvíveis.

Toxina Botulínica A

É um complexo proteico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que produz sete sorotipos diferentes de toxina – conhecidos como A, B, C1, D, E, F e G. Para fins médicos, é utilizada a forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

Mais conhecida comercialmente como BOTOX® é usado para corrigir as rugas ou linhas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiados com o método. Dentre as outras indicações para toxina botulínica tipo A aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão estrabismo, blefaroespasmo, bruxismo, enxaqueca tensional, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade.

A toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. O efeito inicia no 4o dia após a aplicação e no 15o, dependendo da quantidade de rugas, elas ficam praticamente invisíveis. Nós, na clínica NEO, priorizamos realizar esse tratamento com a marca original BOTOX® (indústria americana Allergan), a qual promete um efeito mais duradouro comparado a outras marcas. Esse efeito dura de 4 a 6 meses.

A dor vai depender da sensibilidade de cada um, normalmente ela é muito bem tolerada e é usada uma agulha muito fina (insulina) para a aplicação.

Você poderá repetir o procedimento após 6 meses.

Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui, e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência de um efeito cada vez mais prolongado.

Se estiver grávida, amamentando, usando algum tipo de antibiótico derivado de aminoglicosídeos, portadoras de algumas doenças neurológicas, hipersensibilidade à algum componente da fórmula e processos inflamatórios no local da aplicação.

A Toxina é liberada pelo FDA (controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por profissionais treinados não apresenta complicações sérias. Ocasionalmente pode ocorrer pequenos hematomas e reações como vermelhidão no local da aplicação. Exagerar na dose ou ir em um profissional inexperiente pode resultar em hematomas maiores, perda de expressão facial, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos.

Se a dose não for exagerada, o resultado será bem natural e satisfatório.

Não. O procedimento não provoca esse tipo de efeito colateral.

No momento em que a substância começar a perder o efeito. Ou seja, varia de pessoa para pessoa. A repetição do tratamento tende a espaçar cada vez mais uma aplicação da outra.

Não. A grande maioria dos pacientes retorna às atividades normais no mesmo dia.

Para evitar que a substância acabe migrando para áreas indesejadas, alguns cuidados precisam ser tomados: Evite esfregar ou massagear as áreas que receberam as injeções. Se for se maquiar, tome cuidado para não fazer muita pressão nessas regiões. Espere pelo menos quatro horas antes de praticar atividades físicas. Isso inclui exercícios, carregar itens pesados ou qualquer outra ação que faça os batimentos cardíacos acelerarem demais.

Redução de Papada

Por meio de injeções do ácido deoxicólico na região da papada, chamada região submentual, é possível reduzir consideravelmente o volume de gordura localizada, acabando com o efeito de queixo duplo.

Para qualquer pessoa que deseja reduzir a gordura localizada na região da papada. Em casos mais severos nos quais há muita gordura, a aplicação pode não trazer, em um primeiro momento, o resultado esperado pelo paciente. Então é necessário a reaplicação ou até mesmo a lipo por sucção.

O procedimento não tem cortes e consiste na aplicação do ácido deoxicólico, o mesmo possibilita a degradação da gordura, facilitando sua eliminação. Esse ácido promove resultados bons, rápidos e muito seguros, sendo a lipo de papada um procedimento muito procurado para diversos casos.

Diferente dos outros tipos de lipo o paciente pode continuar sua rotina normalmente após o procedimento, sem restrições, a não ser evitar grandes esforços físicos. Porém, para que ocorra a degradação da gordura, o ácido promove uma leve reação inflamatória no local, a qual pode gerar um edema na região. Estima-se em 15 dias o tempo de recuperação. Para diminuir o esse edema e alcançar um resultado ainda melhor, ao longo desse período, é necessário usar uma faixa em torno do rosto.

Não. A lipo de papada é um procedimento não cirúrgico de baixa complexidade. Então, você não corre riscos ao realizá-la. No entanto, deve-se atentar na escolha de um profissional adequado, capacitado e que atue em uma clínica devidamente regular. Além disso, o ácido aplicado já está presente no nosso corpo, o que garante que não haverá rejeição do organismo.