fbpx

Mitos e verdades sobre alinhadores ortodônticos

Mitos e verdades sobre alinhadores ortodônticos

A tecnologia está presente em todas as áreas, inclusive da saúde. Na área da odontologia especificamente, podemos ver a evolução dos aparelhos metálicos para o uso de alinhadores transparentes, trazendo um conjunto de vantagens para os pacientes que os utilizam.

No entanto, como acontece com todas as novidades que surgem no mercado, há também, muitos mitos e verdades sobre alinhadores ortodônticos, influenciando no conhecimento das pessoas. Por isso é importante compreender e entender corretamente sobre o procedimento antes de sua utilização.

Assim, se você tem algum receio sobre o tratamento com alinhadores devido aos mitos que encontra na internet, tiraremos suas dúvidas neste artigo. A seguir, mostraremos o que é fato e o que não é sobre a sua utilização.

 

Na prática, o que é um alinhador ortodôntico?

Os alinhadores invisíveis são uma ótima opção de tratamento ortodôntico para quem sofre com problemas de desalinhamento, de mordida torta e não quer usar dispositivos metálicos colados nos dentes como fios e bráquetes do aparelho fixo. O “aparelho praticamente invisível” envolve os alinhadores feitos sob medida para cada pessoa e, trazem mais conforto ao paciente, em relação ao método convencional.

Eles ajudam na evolução de quadros com má oclusão, dentes tortos, espaçamento excessivos e muitos outros. Tudo isso de maneira menos invasiva, por serem modelados no nível da linha gengival de cada um, e discreta, pois são super estéticos.

 

Quais são os mitos e verdades sobre alinhadores?

Há muitas pessoas que sonham em ter um sorriso harmônico e alinhado, mas não sentem confiança em usar alinhadores por medo ou receio, ao terem ouvido alguma informação incorreta sobre o tratamento. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre o assunto; confira a seguir:
 

São menos eficazes que os aparelhos tradicionais

MITO. Apesar de parecerem mais frágeis, não significa que sua eficácia seja menor. Os resultados podem ser os mesmos em comparação ao método convencional e depende ainda do trabalho do ortodontista que realizará o procedimento, além do comprometimento do paciente com os cuidados necessários.
 

O tempo de tratamento é menor

DEPENDE. O tempo de tratamento com alinhadores depende de cada caso. Há casos em que o tratamento pode durar menos e há casos que o tratamento pode durar um pouco mais. Isso dependerá de como o organismo reagirá ao tratamento, assim como a colaboração do paciente em seguir os cuidados básicos e necessários para que se possa obter um resultado satisfatório.
 


 

É possível visualizar os resultados

VERDADE. Começar o tratamento sabendo exatamente como o sorriso vai ficar é outro fator que leva muita gente a optar pelos alinhadores. Além dos resultados serem vistos à medida que o tratamento evolui, é possível ainda visualizar como ficará ao final, dentro da avaliação e planejamento do dentista. Isso é possível porque o aparelho é feito a partir de modelos digitais dos dentes do paciente. Todo o planejamento do tratamento é feito num ambiente virtual com a ajuda de softwares tridimensionais, que simulam quais movimentações devem ocorrer nas arcadas e quantos alinhadores são necessários para obter o resultado desejado.
 

O tratamento é mais doloroso

MITO. O aparelho transparente é muito confortável e não provoca machucados na boca, como aftas, por não ter fios de metal e bráquetes. Somente nos locais movimentados pelo alinhador poderá ocorrer leve desconforto no início, mas é normal e significa uma resposta positiva ao tratamento.
 

Qualquer pessoa, em qualquer idade pode usar

VERDADE. O alinhador pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos. No tratamento, a pessoa vai trocando sequencialmente o alinhador conforme o problema regride, até a correção total do problema.

 

Afinal, vale a pena colocar um alinhador “invisível”?

Essa peça transparente é perfeita para quem quer investir em um sorriso harmonioso e alinhado, mas sem mudar sua aparência. Além disso, são removíveis e fáceis de limpar, além de serem confortáveis.

A estética é bastante beneficiada com o uso de alinhadores transparentes, mas não é só isso. Eles trazem vantagens extras – para o paciente e para o dentista, como: facilidade de remoção do aparelho para comer, praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental) e possibilidade de se prever as etapas e estágios do tratamento pelo método de diagnóstico virtual, entre outras.

Como você pode perceber ao longo deste post, existem muitos mitos e verdades sobre alinhadores ortodônticos, que surgem na internet e nos deixa confusos por não saber a real eficácia deste tratamento.

Agora que você já conheceu alguns mitos e verdades sobre os alinhadores invisíveis, aproveite e curta nossas páginas no Instagram e Facebook e acompanhe nossas publicações com este e outros assuntos.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre mitos e verdades sobre alinhadores ortodônticos. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.