fbpx

Clareamento dental profissional a maneira correta de deixar seus dentes brancos

Clareamento dental profissional a maneira correta de deixar seus dentes brancos

O apelo para a estética tem se tornado cada vez mais comuns entre as pessoas e na área odontológica, o clareamento dental profissional é cada vez mais buscado nos consultórios e clínicas odontológicas. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), essa busca aumenta 30% ao ano no País. Muitos desejam conquistar o sorriso perfeito e assim, associam essa ideia aos dentes brancos e por isso, conquistar o tão almejado sorriso branquinho realmente faz um bem especial para a autoestima. Mas apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas, e por esse motivo, o clareamento dental profissional é a maneira correta de deixar seus dentes brancos.

Entendendo o que é o clareamento

O clareamento dentário é um procedimento que adota a utilização de agentes clareadores para restaurar a cor original dos dentes, perdida em determinado momento durante a vida proveniente de diferentes fatores, ou simplesmente para promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos.

Em resumo, o clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. Seu principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Esse procedimento tem como principal motivo a parte estética e é realizado pelo cirurgião-dentista, na qual aplica os agentes clareadores sobre os dentes que clareia a coloração dos mesmos. E, como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.

Sendo assim, antes dar início ao procedimento para clareamento dos dentes, é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.

Como funciona o clareamento dental

A principal indicação para realização do clareamento dental é a necessidade estética do paciente, por isso converse com o seu dentista se tiver interesse em realizar o procedimento de uma maneira correta e profissional.

O uso do gel clareador nos consultórios e clínicas odontológicas tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas. Esse gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso, o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado.

Todo esse processo deve ser realizado com dosagem e tempo correto para cada paciente, por isso é de extrema importância uma avaliação prévia com os profissionais especializados. A realização de um clareamento dental profissional é a garantia de obter resultados satisfatórios.

Como clarear os dentes?

Para realizar o clareamento dos dentes, há as opções de realizar de forma supervisionada por um especialista e os métodos que são realizados por conta própria. Algumas pessoas que desejam ter dentes mais brancos, apelam para métodos encontrados na internet ou mesmo com utilização de cremes dentais com promessa de dentes mais brancos.

No entanto, para conquistar um efeito realmente satisfatório e com cuidados à saúde bucal, recomenda-se realizar um clareamento dental profissional, ou seja, o tratamento realizado em consultório, como o clareamento a laser e ainda o clareamento realizado na casa do paciente sob a orientação do dentista especializado.

Mesmo que o método seja utilizado como tratamento residencial, há necessidade de uma supervisão e orientação de um profissional especializado, para que possa avaliar e dar as diretrizes de quanto tempo utilizar e quanto de produto utilizar; tudo para manter sua saúde bucal em perfeito estado e garantir um resultado satisfatório para seus dentes.

 


Quais os benefícios?

Nos tempos atuais, vemos que grande parte das pessoas se preocupam ao extremo com a aparência. E justamente por isso, podemos notar a grande quantidade empresas dedicando seus serviços ao cuidado com o corpo e à beleza. No entanto, a beleza não está somente ligado a roupas ou acessórios de luxo; um belo sorriso por vezes é mais cativante que um vestido.

Em função disso, a estética bucal é um fator que influencia bastante a nossa vida: dentes brancos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima de qualquer pessoa. Para quem tem problemas com o próprio sorriso devido à manchas ou dentes amarelados, o tratamento de clareamento dental profissional pode ser a técnica ideal para garantir a qualidade de vida.

 
:: Veja também:
Por que fazer clareamento dental agora?
Clareamento Dental – Cuidados antes e depois do tratamento
Clareamento: Confira 4 dicas para manter os dentes brancos por mais tempo

 

Em grande parte dos procedimentos realizados, o resultado esperado pelo paciente é alcançado e a satisfação do cliente se torna evidente. Ter dentes claros, livre de manchas e com um sorriso branco é a razão para realizar um clareamento dental profissional.

Porém, há casos em que o efeito desejado pode não ser alcançado devido a pequenos detalhes na rotina do paciente. O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento. Portanto, é importante seguir à risca as orientações do dentista após o procedimento para que tudo saia conforme o planejado.

Contraindicação

O procedimento para realização do clareamento é muito comum em consultórios e clínicas odontológicas e apesar de haver muita procura por este tipo de tratamento, nem todas as pessoas podem fazê-lo. Por isso, é necessário procurar um profissional que fará a avaliação de cada caso e assim avaliar as condições do paciente. As contraindicações do clareamento dental incluem:

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival
  • Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo
  • Pessoas com muitas restaurações nos dentes
  • Menores de 18 anos

Cuidados básicos

Existem alguns cuidados que devem ser tomados após o clareamento. O principal deles é o retorno para realizar o acompanhamento com o profissional. Serão necessárias limpezas periódicas, além de cuidados com a escovação diária e o uso do fio dental após as refeições.

Por isso, para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados básicos. Acompanhe abaixo:

 

Alimentação

É importante evitar alimentos que contenham uma alta taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após o procedimento, como frutas cítricas e temperos mais fortes. Alimentos coloridos ou bebidas com corantes também devem ser evitados, como vinho tinto, cenoura, beterraba, café, chá mate e chocolate.

Os cuidados com esses produtos que causam manchas são importantes para evitar as marcas indesejáveis nos dentes. Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes.

Higiene

É fundamental seguir a indicação do dentista quanto a higienização bucal e os produtos que podem ser usados após o tratamento. Além disso, não se deve escovar os dentes após consumir alimentos ácidos ou com corante, mas esperar de 20 a 30 minutos, que é o tempo suficiente para neutralizar o pH bucal e evitar erosão dentária.

Mudança de hábitos

Hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes devem ser deixados de lado, tais como tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes, principalmente depois de realizar o clareamento dental.

 
Sendo assim, é importante seguir apenas as recomendações de um especialista: só ele pode orientar se é mesmo preciso fazer o clareamento dental, qual o tipo mais indicado e qual grau de branqueamento você pode conseguir. A realização de um clareamento dental profissional é a maneira correta de deixar seus dentes brancos.

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Clareamento dental profissional. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.