fbpx

6 vantagens dos alinhadores ortodônticos

6 vantagens dos alinhadores ortodônticos

Quando recorremos ao dentista em busca de um sorriso perfeito, o aparelho ortodôntico é sempre o primeiro nas buscas, mas o que pouca gente ainda conhece, são os alinhadores ortodônticos, uma alternativa para os aparelhos fixos. O alinhador “invisível” como é chamado, é uma alternativa ao alinhador ortodôntico convencional – o aparelho fixo, com bráquete, elásticos e fios. Trata-se de um dispositivo transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica. Por isso, trazemos 6 vantagens dos alinhadores ortodônticos para que você possa conhecer melhor este método e juntamente com seu dentista avaliar as melhores formas de tratamento para correção dos seus dentes.

 

O que é o alinhador invisível?

O alinhador ou aparelho invisível, como é conhecido, é um novo método de tratamento ortodôntico que, que utiliza um molde plástico para fazer o trabalho de alinhamento dos seus dentes, como também a correção da mordida e dos dentes tortos, isto é, corrigir o que estiver desalinhado em sua dentição.

Com planejamento adequado, essa técnica tem como objetivo alinhar os dentes e produzir um sorriso mais harmonioso, sendo que, durante o uso o aparelho torna-se quase imperceptível. Os alinhadores ortodônticos invisíveis foram desenvolvidos visando o bem-estar dos pacientes. Além de ser mais confortável que os tratamentos convencionais, ele não atrapalha a fala, nem machuca seus lábios ou suas gengivas. Ele também pode ser removido durante a alimentação e para higienização.

Qual o tempo de duração do tratamento?

O tempo de duração do tratamento com alinhadores invisíveis para a correção ortodôntica depende de alguns fatores que deve ser considerado caso a caso. Mas de um modo geral o tempo de tratamento é semelhante a Ortodontia Convencional, ou seja, o mesmo tempo de duração do aparelho fixo. Claro que casos mais simples e/ou de recidiva, onde o paciente já usou um aparelho ortodôntico convencional, será resolvido mais rapidamente.

No entanto, como já dito, alguns fatores devem ser levados em consideração como a Anatomia do dente, Resposta biológica do organismo, Complexidade do caso e Cooperação do paciente. Estes e outros podem influenciar diretamente no tempo de tratamento, tornando-os mais rápidos ou mais demorados. Portanto é necessário avaliar caso a caso com o dentista.

6 vantagens dos alinhadores ortodônticos

Diferentemente do aparelho tradicional fixo, os alinhadores estéticos são um conjunto de moldes de plásticos transparentes removíveis com a finalidade de realizar o alinhamento gradual dos dentes. O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso.

No entanto, além do fator estético, há muitos outros benefícios. Confira 6 vantagens dos alinhadores ortodônticos:

  1. É removível e pode comer qualquer alimento

Para um adulto que utiliza aparelho ortodôntico, nada melhor do que ter a possibilidade de remover o aparelho na hora que desejar, além de não ter bráquetes colados aos dentes. Em contrapartida, com os alinhadores removíveis, além da facilidade de poder retirar a qualquer momento, permite que você mantenha sua dieta alimentícia, sem deixar de comer certos alimentos que gosta ou deseja.

  1. Possibilidade de clareamento e outros procedimentos durante o tratamento

Seja no início do tratamento ortodôntico, na metade ou em processo final de tratamento, procedimentos como o clareamento dental, são desejados pelos pacientes. Com o aparelho convencional, essa possibilidade seria inviável, já que a parte frontal de dentição é preenchida com os bráquetes que são colados aos dentes. Já com os alinhadores invisíveis, é completamente possível, pois os alinhadores podem ser removidos para realização de outro procedimento durante o tratamento ortodôntico.

  1. Higiene facilitada com menor possibilidade de ter cáries

Por ser apenas um molde único de plástico e não contar com os bráquetes colados aos dentes igual os aparelhos fixos, que podem ser fatores de retenção de alimentos, os alinhadores invisíveis proporcionam mais facilidade na hora da higiene bucal, já que podem ser removidos, permitindo uma escovação mais tranquila nos dentes evitando acúmulos de sujeiras.

 


  1. Facilidade de utilização por atletas

Além do fator estético, uma das vantagens dos alinhadores ortodônticos é a facilidade de remoção fazem com quem os alinhadores invisíveis tornem-se aparelhos de primeira escolha na procura de tratamento ortodôntico por atletas de esportes de contato físico. Por sua praticidade de serem removíveis, e confortáveis, os aparelhos invisíveis podem atuar como contenção durante a atividade esportiva, que, por diversas vezes, pode produzir traumas e avulsões dentárias.

  1. Maior percepção do andamento do tratamento

Na utilização dos aparelhos fixos convencionais, devido a exposição na parte frontal dos dentes dos bráquetes e fios, acabam atrapalhando a visualização da progressão do tratamento por parte do paciente. Já os alinhadores, por serem transparentes e também removíveis, é mais fácil notar e visualizar o resultado com o decorrer do tratamento. Devido a esse fator, aumenta a motivação do paciente para alcançar o resultado final, estimulando-o a prosseguir conforme orientação do seu dentista.

  1. Conforto na utilização

De maneira bem diferente do aparelho fixo, nenhuma peça ou fio é colado nos dentes, o que causa um enorme conforto quando comparado ao tratamento ortodôntico convencional. Além disso, todo o planejamento e a confecção dos alinhadores são feitos após uma primeira consulta onde são realizadas fotos e moldagens dos dentes dos pacientes. Deste modo, os alinhadores são feitos sob medida e confeccionados sobre estes modelos.

 

Uma dica importante

No entanto, é importante deixar claro que para aproveitar todos esses benefícios e alcançar um belo sorriso, é necessário procurar clínicas odontológicas especializadas em estética dentária. A NEO Joinville conta com uma equipe especializada em estética dental para garantir todo o suporte necessário ao seu tratamento de lentes de contato dental. Agora que você já conhece as 6 vantagens dos alinhadores ortodônticos, agende hoje mesmo sua avaliação conosco.

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Vantagens dos alinhadores ortodônticos. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.