fbpx

O que são facetas de porcelana

O que são facetas de porcelana

É comum surgirem dúvidas sobre o que são Facetas de Porcelana. Este termo é usado para referenciar os trabalhos odontológicos estéticos desenvolvidos em porcelana, na qual são recomendados para reparar alguns danos nos dentes como manchas, ou com o formato inadequado, cor indesejada ou mesmo dentes com tamanhos diferentes. A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes.

O que são facetas de porcelana?

São diversas as aplicações indicadas para o uso de facetas de porcelana, pois elas são um dos meios mais rápidos de conseguir um lindo sorriso, sendo muito útil para pessoas com dentes escuros, lascados ou apresentando espaçamento. No entanto, vale frisar que as facetas são consideradas um procedimento irreversível, de modo que sua colocação deve ser pensada e planejada. Antes da pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para o caso, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar.

 

Como é feita a preparação do dente?

Em uma primeira etapa, o paciente deverá passar por uma avaliação inicial na clínica odontológica, onde será realizado um diagnóstico geral da sua boca. Em seguida é feita uma moldagem, que pode ser através de scanner bucal ou pelo método tradicional. As alterações necessárias nos dentes são realizadas por meio de um programa de computador ou pelo protético, que fará as facetas em porcelana de acordo com as características do paciente.

Na segunda etapa, o profissional avalia juntamente com o paciente sobre cor, formato, tamanho e posição dos dentes. Após finalizado, as características do modelo é repassada para o protético, que desenvolverá as facetas de porcelana individualmente.

 

Como é feita a aplicação das facetas?

As facetas de porcelana são laminados com espessura mínima de 0,7 mm, que são aplicadas sobre o dente permanecendo estável ao longo do tempo, enquanto as lentes de contato dental possuem uma espessura mínima de 0,3mm.

Este tipo de procedimento é recomendado para acentuar falhas estéticas causadas por dentes escurecidos ou com manchas, dentes trincados ou fraturados, espaços entre dentes (diastema), anatomia desfavorável de dentes malformados, dentes com inclinações indesejadas e, até mesmo, para fortalecer a estrutura dentária. Ou seja, mesmo que as facetas de porcelana estejam normalmente relacionadas a parte estética, elas cumprem um papel muito mais amplo.

Este produto recobre totalmente a frente dos dentes modificando completamente sua forma, posição e cor. As facetas possuem excelente qualidade estética, mesmo se comparada com os dentes naturais, sendo quase impossível diferenciar as facetas dos dentais naturais.

Para colocar as facetas de porcelana, normalmente são necessárias de duas a três consultas, dependendo do caso de cada paciente. Por ser um método pouco invasivo, há algumas vezes a necessidade de desgaste dental para adequação das facetas na dentição.

 

As Facetas precisam de manutenção?

As facetas de porcelana são extremamente resistentes quando anexadas aos dentes, no entanto, é necessário ter cuidados com hábitos diários que podem ser nocivos, como morder a tampa de canetas e roer unhas. Por apresentar grande resistência, a durabilidade é superior a 10 anos, dependendo dos cuidados diários do paciente com sua higiene bucal.

No entanto, é importante destacar a importância das consultas de acompanhamento com o seu dentista. São por meio das consultas de rotina que serão avaliadas a integridade das margens entre as facetas e o dente, além do acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo a elas. As consultas de manutenção recorrentes na clínica odontológica são muito importantes para aumentar a durabilidade da faceta de porcelana, e devem ser realizadas conforme orientação do dentista.

 

Cuidados com as facetas

É importante saber como cuidar adequadamente das facetas de porcelana para que sua durabilidade aumente. Alguns cuidados básicos e boa higiene bucal são recomendados durante o dia a dia. Deve-se escovar e usar o fio dental normalmente assim como usado nos dentes naturais. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. É importante limitar o consumo de café e de outros alimentos com corantes causadores de manchas.

 


É válido informar, que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o máximo possível.

Se você se optar pelo uso das facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e avaliar a disponibilidade de uso para seu caso. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem estar.

Agora que você compreendeu e conhece o que são facetas de porcelana, agende sua avaliação em nossa clínica e venha realizar seu procedimento conosco. Conte com uma equipe incrível disposta a te ajudar! Se preferir, você ainda pode ligar e falar diretamente com nossas atendentes.

 
Fonte: Colgate, Sorrisologia, Minha Vida

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre O que são Facetas de Porcelana. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.