fbpx

Clareamento Dental – Cuidados antes e depois do tratamento

Clareamento Dental – Cuidados antes e depois do tratamento

Dentes mais brancos são o sonho de consumo de muitas pessoas, e uma das formas mais acessíveis de se obter esse resultado é através do clareamento dental. O clareamento dental é a opção perfeita para quem deseja ter um sorriso mais branco e natural. No entanto, assim como todos os demais procedimentos odontológicos, são necessários cuidados especiais antes e depois para que o tratamento seja eficaz e que seu efeito seja prolongado. Atualmente existem várias técnicas disponíveis, que vão desde o clareamento dental caseiro (na qual é realizado em casa pelo próprio paciente sob orientação e supervisão do dentista) e o clareamento dental realizado em consultório com a utilização de laser. Ambos os procedimentos podem trazer resultados muito satisfatórios, mas é necessário estar atento para um clareamento dental, cuidados antes e depois do tratamento. É o que veremos abaixo.

Porque os dentes perdem a cor branca?

As alterações na coloração dos dentes podem ocorrer por inúmeros motivos, mas principalmente pela ingestão frequente de alimentos e bebidas de pigmentação forte (como cafés, chocolates, beterraba e especialmente o vinho tinto) e também devido ao acúmulo excessivo de placa bacteriana, além do hábito de fumar.

O clareamento dental é um tratamento realizado com a finalidade de remover tais manchas e devolver a cor natural dos dentes, recuperando não apenas a naturalidade ao sorriso, mas também resgatando a confiança e autoestima do paciente.

Dicas essenciais para saber antes do tratamento

A avaliação inicial que é realizada previamente ao procedimento para clareamento dental pode detectar situações que contraindicam ou que irão impactar no resultado do tratamento. Entre elas estão as retrações gengivais intensas, presença de manchas profundas e espessuras sobre o esmalte dentário e cáries dentárias.

Podemos mencionar também problemas de formação dentária (estruturais) como a fluorose dentária e escurecimentos por uso de antibióticos na infância que indicam protocolos diferentes para o clareamento dental.

  • Manchas por antibióticos não são indicados para a técnica profissional;
  • O clareamento dentário em paciente com retrações gengivais pode ser feito, sem dores, na técnica profissional;
  • Espere por, no mínimo, 2 dias após a consulta para profilaxia e polimento dental para iniciar o clareamento;
  • Manchas por fluorose dentária podem resultar em dentes com inúmeras manchas brancas;
  • O tratamento gengival para gengivites (sangramento e tumefação) é essencial para evitar irritações ainda maiores a estes tecidos;
  • O polimento dental é essencial para a durabilidade dos resultados do tratamento, e pode ser realizado imediatamente ao término do procedimento.

 


 

Cuidados antes do clareamento dental

Durante todo o tratamento é preciso manter uma boa higiene bucal. Mas este cuidado é importante especialmente antes de iniciar cada sessão, pois assim o dente estará livre de placa bacteriana e restos de alimentos, facilitando a ação produto. Existem algumas contraindicações e certos cuidados que devem ser tomados antes de iniciar o tratamento. Portanto, o primeiro passo para quem deseja clarear os dentes é procurar um dentista.

Há no mercado diversos kits e cremes dentais que são vendidos aleatoriamente, trazendo a promessa de obter dentes mais brancos. Esses métodos não são recomendados sem acompanhamento do especialista porque podem danificar o esmalte dos dentes e ferir os tecidos bucais. Por isso, se você decidir fazer o clareamento, agende uma avaliação com nossos especialistas e veja se é possível realizar o clareamento dental e quais os métodos recomendados para você.

Cuidados depois do clareamento dental

O que pode comer durante o clareamento dentário é uma das muitas dúvida de pacientes em tratamento, onde na realidade, não conta tanto para os resultados do tratamento se for feito de maneira correta. Logo após realizar cada sessão, deve-se evitar por um determinado período, os alimentos muito pigmentados. Esse tempo de restrição é designado pelo cirurgião-dentista e varia conforme a técnica utilizada, mas para o clareamento caseiro, em média, é aproximadamente 2 horas.

A durabilidade do resultado final depende dos hábitos e da dieta do paciente. Em quem é fumante e/ou consome bebidas e alimentos altamente pigmentados, o efeito é menos duradouro. Quando o consumo excessivo de determinados pigmentos alimentares faz parte da dieta diária é que algumas precauções precisam ser levadas em consideração. Ainda assim, evitar o consumo de alimentos que pigmentam e mancham os dentes durante o clareamento dental ajuda na velocidade do tratamento.

Mantendo o efeito branco

Quanto mais próximo ao branco natural um dente ficar após o procedimento, melhor será o resultado do clareamento dental. No entanto, a durabilidade e a beleza dessa restauração da cor natural não dependem apenas do profissional que realizou o tratamento nem da qualidade do procedimento, mas dos cuidados pós-tratamento que devem ser tomados nos dias e meses seguintes.

Por este motivo, o recomendado após o clareamento é evitar o uso de batons com cores fortes, principalmente o vermelho, pois pode gerar manchas. Fazer também consultas periódicas com o cirurgião-dentista para manter seus dentes sempre saudáveis, sem placa e sem tártaro e para remover possíveis manchinhas que podem ser retiradas através da profilaxia é essencial.

Usar um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como café, refrigerantes à base de cola, suco de uva integral e vinho tinto e consultar com o cirurgião-dentista para avaliar se é necessário retoque no seu clareamento é importante. Dependendo dos seus hábitos alimentares um retoque após seis meses, um ano ou mais pode ser necessário.

 
Veja também:
Dentes Manchados: qual é a causa?
Confira 4 dicas para manter os dentes brancos por mais tempo
 

Clareamento dental é um tratamento odontológico realizado e orientado por especialistas e pode trazer bons resultados desde que corretamente indicado por um profissional. Nunca realize este tipo de tratamento por conta própria, pois o uso indiscriminado de produtos clareadores pode trazer sérias e irreversíveis consequências. Consulte sempre seu dentista.

 
Fontes: Abril, MSN, MinhaVida

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Cuidados antes e depois do Clareamento Dental. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.