fbpx

Quais são os cuidados pós operatórios após um implante dentário

Quais são os cuidados pós operatórios após um implante dentário

Perder um ou mais dentes é uma situação que ninguém gostaria de passar. No entanto, é um fato que acontece com muita frequência e por diversos motivos. Em decorrência disso, além da preocupação com a estética, a correção do sorriso precisa ser feita para que não aconteça nenhum comprometimento de suas funções originais, como a mastigação por exemplo. E os implantes dentários podem ajudar nessa tarefa. Mas, para que sua saúde bucal continue em dia, é importante seguir alguns cuidados pós operatório. Acompanhe abaixo as dicas que você deve se orientar para que não venha ocorrer problemas com seus implantes.

Cuidados pós operatórios

O sucesso de uma cirurgia de implante dentário não depende apenas de seu planejamento e execução, mas também dos cuidados pós-operatório que o paciente deve ter, que inclusive, são fundamentais para prevenir qualquer tipo de complicação, além de garantir que se alcance os resultados desejados.

Por isso ressaltamos que os cuidados pós operatório com implantes dentários são muito importantes, pois eles podem ser decisivos para que hajam ou não, complicações na sua recuperação. Os cuidados após a cirurgia facilitam e favorecem a cicatrização. Por isso é necessário seguir algumas orientações de modo correto, assegurando que os seus objetivos alcancem o resultado esperado.

Uma cirurgia dentária é um procedimento cirúrgico como qualquer outro e, para que ela obtenha sucesso, todas as etapas devem ser cumpridas. Afinal, o corpo sempre acaba necessitando de um tempo para se regenerar.

Recomendações para o pós operatório

No período pós operatório com implantes dentários, a recomendação é que sejam consumidos alimentos pastosos e frios. A região bucal também deve ser higienizada sempre que possível, eliminando bactérias e prevenindo possíveis contaminações.

Os três primeiros dias são fundamentais para a estabilização inicial do coágulo sanguíneo, e é neste período que vai ser determinante para um bom resultado pós-operatório sem complicações. A seguir, deixamos como exemplo, uma lista de contraindicações para o pós operatório com implantes dentários:

  • Não comer nada duro, crocante, quente ou ácido durante a primeira semana;
  • Não beber nada quente, com gás ou muito ácido nos primeiros 7 dias;
  • Não deitar logo após a cirurgia e travesseiro extra para dormir recostado. Não deitar do lado operado;
  • Deve-se colocar gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas;
  • Não mastigar com lado que foi realizado o procedimento, principalmente durante o primeiro mês;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou fumar durante todo o processo de cicatrização;
  • Evitar espirrar, tomar sol e assoar o nariz;
  • Não tomar analgésicos à base de A.A.S. (ácido acetil salicílico), seguir com rigor a medicação prescrita;
  • Repouso pós operatórios após um implante dentário é essencial nas primeiras 48 horas após a cirurgia;
  • Se tiver sangramento da cirurgia, fazer pressão mordendo uma gaze bem enrolada;
  • Fazer a higiene cuidadosamente. Limpar bem os dentes e a língua é fundamental;
  • Tomar sorvete (ou alimentos gelados) nas primeiras 2 (duas) horas pós cirurgia;
  • Não enxaguar a boca vigorosamente durante as primeiras 24 horas.

 


 

Sintomas que podem ser sentidos após o implante

Dores profundas não são comuns após a realização de implantes bem sucedidos. Alguns desconfortos podem ocorrer após o procedimento, por isso é importante ter sempre alguém por perto para ajudar nas tarefas. O implante também não tem relações diretas com dores de cabeça, portanto devem ser verificados outros fatores como o bruxismo e a oclusão dos dentes, caso esteja com esse sintoma.

Repouso é fundamental e previne o aumento do edema (inchaço), dor, sangramento e infecções. Portanto, frisamos novamente: os três primeiros dias são fundamentais para a estabilização inicial do coágulo sanguíneo, é neste período que vai ser determinante para um bom resultado pós-operatório sem complicações.

É sempre importante ainda ressaltar que a higienização dos dentes é imprescindível em qualquer tipo de tratamento. A negligência com relação a escovação pode resultar uma recuperação pouco satisfatória, que pode acabar desencadeando outros problemas por conta de infecções ou outras complicações.

Qual o período de repouso e recuperação?

O período de repouso pós operatório com implantes dentários geralmente indicado é de 48 horas, podendo até se prolongar em até 10 dias, dependendo do procedimento realizado e da recuperação individual de cada paciente.

A recuperação do implante dentário envolve duas etapas: a cicatrização gengival e integração do osso ao implante, chamada de osseointegração. Para alguns procedimentos que há necessidade de enxertos ósseos, levam de 4 a 8 meses para serem cicatrizados; os implantes levam de 45 dias a 4 meses.

Enfatizamos que todas as medicações recomendadas pelo cirurgião-dentista devem ser seguidas à risca, para evitar inflamações, dores e outros incômodos.
 

Agora que você já conhece os procedimentos e quais são os cuidados pós-operatório após um implante dentário, se necessita colocar implantes, entre em contato com nossa clínica. Nossos atendentes estão sempre prontos para tirar as suas dúvidas e fazer o agendamento de uma avaliação com os profissionais especialistas em implantes.

Fonte: Sorrisologia, Colgate

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Cuidados pós-operatórios após um implante dentário. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.