fbpx

5 cuidados essenciais na hora de fazer um implante dentário

5 cuidados essenciais na hora de fazer um implante dentário

A realização de um implante dentário pode aumentar de uma forma surpreendente a autoestima de uma pessoa e, a popularização dos implantes tem devolvido à aqueles que perderam seus dentes, não apenas um sorriso perfeito como também a reabilitação da mastigação. Muitas pessoas que eram tímidas ao sorrir devido ao espaço de um dente ausente, se sentem muito mais confortáveis após a realização de implantes. No entanto, mesmo com diversos benefícios e conteúdos explicativos, há diversas dúvidas que podem surgir sobre o procedimento e um dos questionamentos que mais são feitos é sobre os cuidados na hora de fazer implantes dentários. Por isso, separamos 5 cuidados essenciais na hora de fazer um implante dentário que todos aqueles que pensam em fazê-lo, devem observar.

O QUE É IMPLANTE DENTÁRIO?

O implante dentário tem como objetivo a substituição do dente perdido, e, em geral, ele é feito de titânio. Os implantes dentários são uma cirurgia de médio porte realizada no consultório dentário com anestesia local. Os dispositivos são instalados dentro do osso, logo abaixo da gengiva. Por isso, é importante estar com esses tecidos moles e ossos saudáveis. Após fixado, é colocada a prótese dentária e o paciente recupera as funções físicas e também o seu sorriso.

Voltar a se sentir confiante depois de reabilitar um sorriso é uma sensação incrível, relatam alguns pacientes que fizeram o procedimento de implante dentário. Se você pensa em aderir, é importante entender que, após a colocação do implante, alguns cuidados precisam ser levados a sério. Mas mesmo antes de realizar o procedimento, alguns cuidados devem ser seguidos e observados, para que o resultado seja o esperado.

Por isso, separamos 5 itens mais questionados no consultório. Confira abaixo:

1- Ter boa saúde bucal
Geralmente um dos fatores que mais inviabilizam a reabilitação oral por meio dos implantes e na qual muito poucas pessoas sabem de sua real importância ou dão a devida atenção, são as doenças periodontais. A inflamação das gengivas e dos ossos são consideradas as principais causas de dificuldades na hora de fazer os implantes.

Devido a tais fatos, o cirurgião dentista não pode efetuar o procedimento se a boca do paciente não estiver em condições regulares. Deste modo, a providência inicial antes de fazer implantes dentários é dar uma atenção especial à saúde bucal.

2- Procurar um profissional especializado
Um dos principais fatores para que ocorra o sucesso na realização dos implantes é o planejamento e escolha do implante ideal, e para que isso seja feito da maneira correta e alcance os resultados esperados, é essencial consultar um profissional especializado.

O implantodontista fará uma análise clínica para verificar as condições de saúde bucal e depois solicitará uma série de exames de imagens como radiografia panorâmica por exemplo. A clínica NEO conta com profissionais especializados em realização de implantes, além da comodidade para o paciente contar com exames de radiografia panorâmica na própria clínica.

 


 

3- Mantenha hábitos saudáveis
Apenas contar com um profissional experiente ou uma clínica especializada e ter boa saúde bucal não garantem ainda que o seu implante seja um sucesso, pois 50% do processo também depende das atitudes do paciente.

Hábitos e comportamentos que comprometem sua saúde também podem causar problemas no tratamento, como dificuldades na cicatrização por exemplo. Por isso, fumantes, cardiopatas e diabéticos precisam de atenção redobrada.

É comum os especialistas alertarem a esse público e evitarem realizar implantes dentários em fumantes, diabéticos e pessoas que tenham doenças do coração não controladas porque elas afetam a cicatrização, comprometendo o sucesso do implante.

Deste modo, já que todos os tipos de implantes dentários estão fundamentados na técnica de integração óssea, uma boa cicatrização é extremamente fundamental para que o tratamento tenha resultados satisfatórios.

4- Quanto mais cedo, melhor
Para que se possa deixar o implante dentário com um aspecto mais natural, é fundamental realizar o procedimento assim que o dente é extraído. Sempre que uma raiz de dente é extraída, o osso ao qual ficava presa, perde função e acaba sendo reabsorvido pelo organismo.

Isso ocorre do mesmo modo quando um paciente que passa muito tempo deitado, atrofia a musculatura. O resultado gera uma maior complexidade no procedimento para colocar o implante.

Confira também:
7 razões para você realizar implantes dentários
10 vantagens de fazer implantes dentários
 

5- Higiene Bucal sempre
Sempre é necessário antes da realização de um procedimento de implante dentário os cuidados com uma boa higiene bucal, como escovação cuidadosa, uso do fio dental e bochecho com enxaguante bucal. Mesmo sendo uma dica simples e comum, depois da cirurgia, bochecho, por exemplo, está proibido até cicatrização total. Logo após a realização do procedimento, a higiene bucal continua sendo igualmente necessária.

Compre uma nova escova de dente macia e sempre escove os dentes com atenção. Se por alguma razão, você sentir algum tipo de amolecimento, procure imediatamente o dentista.
 

Agora que você já conhece 5 cuidados especiais na hora de fazer um implante dentário, entre em contato com nossa clínica. Nossos atendentes estão sempre prontos para tirar as suas dúvidas e fazer o agendamento de uma avaliação com os profissionais especialistas em implantes.

Fonte: Sorrisologia, Colgate

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre cuidados essenciais na hora de fazer um implante dentário. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.