fbpx

Quais fatores podem impedir a realização de implantes

Quais fatores podem impedir a realização de implantes

Uma das opções mais procuradas atualmente por quem perde um ou mais dentes, independente do motivo, são os implantes dentários. Esse procedimento consiste na colocação de um suporte ou estrutura de metal (normalmente de titânio) posicionado cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir a raiz dentária. Assim que é colocado, permitem ao dentista implantar dentes substitutos sobre eles. Porém muitas dúvidas surgem na hora de pensar em submeter ao procedimento e uma delas é: Quais fatores podem impedir a realização de implantes dentários?

Indicações para implantes dentários

Implantes dentários são indicados em casos em que o paciente já perdeu o dente ou então o dente não apresenta condições de ser recuperado e necessita ser extraído.

É muito comum as pessoas irem a clínica odontológica com dentes esteticamente feios ou sem condições de uso, querendo extrai-los para realizar implantes dentários. Por isso é importante que saibam que existem vários outros métodos mais indicados para se recuperar a estética dentária e mesmo para se recuperar um dente que esteja com problemas (coroas, lentes de contato dental, entre outras) do que a extração e colocação de implantes.

Como saber se você pode fazer um implante?

Assim como qualquer outro procedimento dentário, é necessário fazer uma avaliação prévia para saber se poderá ou não realizá-lo. O dentista analisará se a pessoa possui uma boa saúde dos tecidos periodontais (ao redor da gengiva); não ter infecções ósseas agudas e crônicas na região do implante ou próximas; não ter alterações sistêmicas, como insuficiência cardíaca e câncer; e ter uma liberação médica (caso tiver com um acompanhamento médico).

É necessário ainda que o paciente já possua a idade mínima adequada para a realização da cirurgia, além de já ter desenvolvido a fase de crescimento ósseo para colocar o implante. Deste modo, não haverá nenhum problema para o desenvolvimento normal de seu complexo craniofacial. Ainda assim, todos esses fatores precisam ser bem analisados e levados em consideração, pois caso a pessoa apresentar apenas um dos fatores descritos acima, não é recomendável que realize a instalação do implante, pois essas condições impedem que o procedimento tenha sucesso.

Qual a chance de rejeição?

A perda de um implante dentário pode ocorrer, mas não acontece por uma rejeição do organismo, e sim por outros fatores. Quando o corpo humano identifica algum elemento estranho, o sistema imunológico é acionado para combatê-lo, pois entende que algum organismo estranho pode comprometer a integridade do corpo como um todo. É o nosso sistema de defesa funcionando da forma correta.

No entanto, isso não acontece com o implante dentário, pois ele é produzido por um material biocompatível com o corpo — o titânio. Deste modo ele se integra ao organismo sem dificuldades e reduz consideravelmente as chances de rejeição.

A possibilidade mais comum do procedimento não dar certo, envolve a osseointegração — um processo que precisa acontecer no decorrer da implantação. Isso acontece porque o pino implantado precisa ter a formação de osso ao redor dele para garantir uma melhor fixação, o que ocorre entre 4 e 6 meses após a cirurgia.

O que é osseointegração?

Osteointegração ou osseointegração é a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio. Este processo ocorre após a inserção de peça em titânio dentro do osso e a migração das células ósseas para a superfície deste metal.

Em outras palavras, a osseointegração acontece como uma resposta natural do organismo quando começa a regenerar a parte do osso que sofreu a perfuração para a instalação do implante. Como o pino já está no local, então a formação não consegue acontecer exatamente no mesmo lugar, mas sim ao redor dele.

Esta forma natural do funcionamento do nosso sistema é fundamental e de extrema importância para garantir que o dente fique bem fixado no local correto, permitindo que ele dure por muito tempo. Quando isso não ocorre, o implante não fica fixado corretamente.

 


 

Fatores que impedem a realização de implantes

O implante dentário é uma das melhores formas de substituir um ou mais dentes que foram perdidos por diferentes situações e mesmo sendo um procedimento muito recomendado e utilizado atualmente, algumas condições de saúde ou na arcada dentária do paciente podem impedir que esse tratamento seja realizado. Confira alguns dos motivos que fazem com que o implante dentário seja contra indicado:

Falta de estrutura óssea no local
Para realização de implantes, é necessário que haja uma estrutura óssea saudável, ou seja, capaz de suportar o implante. Como em alguns casos a pessoa fica muito tempo sem o dente no local, isso provoca a perda da estrutura óssea. Para a realização de um implante nesses casos, é necessário verificar a possibilidade de fazer um enxerto ósseo.

Doenças
Pessoas portadores de doenças sistêmicas, como as diabetes, cardiopatias, renais, doenças psiquiátricas, pacientes que se submeteram a tratamentos de quimioterapia e radioterapia, entre outras, devem passar por uma avaliação rigorosa prévia para verificar se há a possibilidade de realizarem o procedimento sem nenhum tipo de complicação.

Tabagismo
O implante dentário pode ser feito em pacientes fumantes, porém a taxa de sucesso é menor, já que o os componentes do tabaco têm influência sobre o tecido ósseo. Por isso, é importante que o paciente tenha em mente que o tratamento pode não obter os resultados esperados.

Gravidez
Como se trata de um procedimento cirúrgico, que necessita de anestesia e o uso de algumas medicações após a sua realização, o implante dentário não é recomendado durante o período de gestação e amamentação.

Se você necessita fazer implantes ou conhece alguém que precisa, entre em contato conosco e agende uma avaliação. Nossa equipe de profissionais especialistas lhe auxiliará com todas as informações necessárias para realizar o diagnóstico e avaliar a possibilidade da realização do implante dentário.

Fonte: MinhaVida, Sorrisologia, SD

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Fatores que impedem a realização de implantes. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.