fbpx

5 vantagens de trocar a dentadura por implantes

5 vantagens de trocar a dentadura por implantes

Viver com dentaduras não é uma tarefa das mais simples, pois além da difícil adaptação, as dentaduras também atrapalham na mastigação de alimentos que são considerados essenciais para uma dieta saudável no dia a dia. Se você utiliza ou conhece alguém que usa a tradicional prótese dentária móvel, mais conhecida como dentadura, com certeza já ouviu as reclamações sobre as sensações desconfortáveis causadas, como náuseas, inconveniências de adaptação a cada nova prótese, limitações para falar, comer e até problemas emocionais. Por isso, trazemos neste artigo 5 vantagens de trocar a dentadura por implantes para que, você que utiliza dentaduras, possa avaliar uma mudança no seu estilo de vida.

Diferença da dentadura para implante

Enquanto as próteses fixas (“ponte fixa”) são recomendadas para quem perdeu um ou mais dentes (mas ainda possui alguns na boca), devido ao fato de que o molde precisa de outros dentes para servir de pilar e ser fixado, a prótese móvel, também chamada de dentadura, substitui toda a dentição perdida. No caso dos implantes, podem substituir um dente ou a arcada inteira. A técnica consiste em colocar um pino anexado ao osso e, em cima dele, colocar o dente artificial.

5 motivos para trocar a dentadura por implantes

A utilização da dentadura a médio e longo prazo pode gerar sérios problemas para quem a utiliza. A pressão que a dentadura exerce sobre a gengiva devido ao movimento da mastigação, gera um desgaste no osso deixando a dentadura solta na boca.

Quando isso ocorre, muitas pessoas tendem a utilizar adesivos colantes para tentar fixar a dentadura, muitas vezes sem sucesso: a prótese continua solta, machucando a gengiva, podendo evoluir para um câncer de boca. A curto prazo, há outras desvantagens que quase todas as pessoas que utilizam dentaduras sofrem:

Desconforto: Esta é a principal desvantagem relatada pelos pacientes que utilizam uma prótese dentária móvel. É comum dizerem que existe uma sensação estranha na boca relacionada ao uso de uma dentição artificial, já que a prótese é removível e de tamanho considerável.

Irritação: Uma ligeira irritação pode ocorrer no início da sua utilização, mas geralmente não é durável. A irritação pode ser causada pela mastigação ou resíduos de alimentos presos entre a dentadura e a gengiva. Pode ainda aparecer aftas como resultado do uso em determinados momentos.

Dificuldade de mastigação: É comum o paciente encontrar alguma dificuldade em mastigar certos alimentos, particularmente os mais sólidos e duros. Mastigar este tipo de comida pode causar dor devido ao movimento da prótese que acaba ferindo boa parte da gengiva.

Higiene: É muito importante cuidar bem da sua prótese dentária móvel. Este simples fato pode ajudar a evitar transtornos, como irritação, úlceras, dores nas gengivas, etc. Por isso, é importante remover a dentadura da boca e escová-la perfeitamente.

Removível: Por ser removível da boca, pode prejudicar a segurança social e trazer menos força na mastigação. Como o osso não é estimulado pelos dentes, há a reabsorção da estrutura óssea. Por conta disso, em alguns casos a pessoa pode sentir dores.

5 vantagens dos implantes dentários

O número de implantes realizados no Brasil vem crescendo a cada ano, devido os inúmeros benefícios que a técnica traz aos pacientes que desejam ter novamente uma dentição normal.

Existem muitos argumentos favoráveis que fazem com que o implante dentário seja considerado a evolução da prótese dentária. E as diversas técnicas do procedimento evoluíram tanto que as contraindicações deste procedimento são cada vez menores.

Vejamos algumas das vantagens dos implantes dentários e que explicam porque você deve trocar a dentadura por implantes:

  • Aumento expressivo da capacidade mastigatória; com implantes dentários, você não precisa mais evitar alimentos que gosta e deixou de comer;
  • Elimina o desconforto de usar uma prótese dentária móvel e melhora sua autoestima e confiança;
  • Os implantes dentários estabilizam as próteses, portanto não há necessidade de se preocupar em perder sua prótese enquanto fala, come ou mesmo sorri;
  • Os implantes dentários permitirão que você tenha uma prótese menor e mais confortável;
  • A durabilidade é outro fator importante; os implantes dentários podem durar a vida toda se for bem cuidado.

 


 

Implantes dentários como alternativa viável

A utilização de dentadura é mais acessível em termos financeiros e sua confecção geralmente é mais rápida que o implante. No entanto, apresentam desvantagens em seu uso, como dificuldade de adaptação, que podem parecer frouxas até que os músculos da bochechas e da língua se adaptem a ela.

Surgem também o aparecimento de feridas ou irritações, conforme dito anteriormente, aumentando o fluxo salivar. Para conseguir se alimentar de maneira tranquila, exigirá prática, para evitar que a mesma se desloque ou mesmo venha a sair da boca. Além disto, também precisam ser sempre removidas para a limpeza e com isso, podem ser perdidas.

Já os implantes dentários acabam com todos estas dificuldades e tornam-se uma opção viável a longo prazo. Eles diminuem a pressão exercida nos dentes e estruturas orais restantes, pois permitem um suporte independente e retenção para coroas.

 
Confira também: 9 benefícios de fazer implantes dentários
 

Também preservam o osso e minimizam de maneira significativa a absorção e deterioração óssea, que resulta na perda da altura da mandíbula. A longo prazo os implantes duram muito mais tempo do que restaurações comuns nos dentes naturais.

Eles são uma ótima opção para substituir dentes perdidos, pois esteticamente imitam os dentes naturais. Trocar a dentadura por implantes pode ser uma ótima alternativa para quem busca recuperar a autoestima e confiança e ter um sorriso perfeito.

 

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Implantes. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.