fbpx

O que são alinhadores ortodônticos?

O que são alinhadores ortodônticos?

São diversos os problemas bucais que podem levá-lo até o dentista. Além dos mais comuns, como cáries e extrações de dentes, há também casos como mordida cruzada, dentes tortos, problemas de oclusão e outros. Quando recorremos ao dentista em busca de um sorriso perfeito, o aparelho ortodôntico é sempre o primeiro nas procuras, pois o aparelho fixo metálico é o tratamento mais conhecido da área, especialmente porque grande parte dos pacientes precisam usá-lo por um longo período. No entanto, com os avanços e estudos na área, outras possibilidades de aparelhos ortodônticos surgiram. Já ouviu falar sobre os alinhadores ortodônticos?

O que são alinhadores ortodônticos?

Os alinhadores “invisíveis” são uma alternativa ao alinhador convencional, ou seja, o aparelho fixo com bráquete, elásticos e fios. O alinhador ortodôntico moderno é transparente e removível e personalizado digitalmente para cada paciente para sua correção ortodôntica.

Nesse método de tratamento, os pares de placas devem trazer um comportamento de elasticidade linear e resistência para desempenhar as forças leves e continuas necessárias para que o dente seja levado a? posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa. Diferentemente dos modelos tradicionais, os alinhadores ortodônticos são um conjunto de dispositivos transparentes removíveis que possuem como intuito realizar a movimentação gradual dos dentes.

A principal vantagem para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso, além claro, da correção dos dentes. A parte estética é um fator benéfico com o uso de alinhadores transparentes, mas há ainda outros benefícios. Eles trazem vantagens extras tanto para o paciente quanto para o dentista, como: facilidade de remoção do aparelho para comer, praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental) e possibilidade de se prever as etapas e estágios do tratamento pelo método de diagnóstico virtual, dentre outros.
 

Pode substituir aparelhos fixos por alinhadores?

Há casos em que a substituição pode ser feita sim. Atualmente, com a grande tecnologia envolvida na confecção dos alinhadores e melhora em seu desempenho, praticamente quase todas as más oclusões podem ser tratadas com esse tipo de aparelho ortodôntico.

No entanto, para que o paciente use os alinhadores invisíveis, além de uma avaliação inicial para diagnosticar caso a caso, é preciso ter comprometimento e cooperação com o uso, como o cuidado com o tempo indicado de ficar com ele na boca.

Além disso, vale ressaltar que o uso dos alinhadores invisíveis não geram alterações no tratamento. Qualquer tratamento ortodôntico deve ser planejado pelo ortodontista verificando a má oclusão de cada paciente e as possibilidades para a correção e estabilidade destas.

Os alinhadores ortodônticos são desenvolvidos sob medida e especificamente para cada caso. O planejamento e a confecção dos alinhadores são feitos após uma primeira consulta, na qual serão realizadas fotos e moldagens dos dentes dos pacientes. Após fazer essa modelagem, é realizado um escaneamento que molda os dentes, assim, os alinhadores são feitos de forma individualizada digitalmente e confeccionados sobre estes modelos.

O tempo recomendado para utilizar diariamente o alinhador é de 22 horas por dia. Ele pode ser retirado para as refeições, na hora da higienização dos dentes ou para a ida em algum evento. Vale lembrar que quanto mais tempo o paciente passar usando, menor será o tempo de tratamento.
 


 

Quais riscos o alinhador pode trazer?

Assim como qualquer material que é colocado na boca, os alinhadores precisam de alguns cuidados básicos para evitar maiores problemas. Como são confeccionados em um derivado de plástico, não devem ser expostos a altas temperaturas; sendo assim, o paciente não deve beber líquidos quentes utilizando-os e nunca os guardar em lugares muito quentes, como exposto ao sol ou dentro do carro por exemplo.

Não existem contra indicações para o uso do alinhador, mas sim limitações para o tratamento, já que em alguns casos, há a dificuldade de tratar certas mal oclusões, irregularidades dentárias que impedem os dentes de se encaixarem. No entanto, é possível realizar o tratamento combinado com uma grande variedade de aparelhos convencionais. Para o tratamento ter eficácia, é necessário também, colaboração do paciente em usar o alinhador no período designado a fim de alcançar os movimentos dentários desejados.

Assim como qualquer aparelho ortodôntico, no começo, alguns fonemas podem apresentar alteração. Mas o organismo adaptará. Como os alinhadores não invadem o palato, e a fala é facilmente adaptada.
 

Manutenção e cuidados com os alinhadores

É recomendado que a substituição dos alinhadores seja realizada a cada duas semanas pelo dentista. São necessários diversos cuidados que os pacientes devem ter com o aparelho e a limpeza dever ser feita com atenção para que não haja resíduos de comida entre os dentes, além do o uso do fio dental que deve ser indispensável.

A higiene do material deve ser realizada diariamente com a ajuda de uma escova de dente macia. Quando necessário, o paciente pode usar líquidos desincrustantes, que são próprios para a limpeza e adquiridos em farmácias. Se esse foi o tipo de aparelho ortodôntico escolhido para o seu tratamento, pergunte ao dentista todos os procedimentos para cuidados e higiene.

Os cuidados com este material deve ser exatamente os básicos que qualquer pessoa deve ter com sua saúde bucal: manter os dentes limpos e bem escovados para evitar problemas dentários. É importante que o paciente lembre de retirar o aparelho na hora das refeições evitando que ele se quebre ou machuque sua boca. É importante lembrar que quando feito a retirada, ele deve ser guardado em local apropriado para que não haja contaminações.
 

Alinhador ortodôntico Crystal Aligner™

Crystal Aligner™ é um aparelho que utiliza sequências individualizadas de alinhadores transparentes de 1 milímetro de espessura praticamente invisíveis. O alinhador é transparente e são trocados a cada 15 dias, onde gradualmente levam os dentes às posições desejadas, previamente analisadas no Planejamento Digital do Tratamento.

alinhador cyrstal aligner

alinhador cyrstal aligner

Por não possuir anéis como os aparelhos ortodônticos convencionais, nem bráquetes colados aos dentes e muito menos fios interligados, o tratamento com os alinhadores ortodônticos Crystal Aligner é muito mais confortável, e não apresenta emergências com fios que poderiam machucar as bochechas e os lábios, nem bráquetes que poderiam se soltar, como nos aparelhos convencionais.

Os alinhadores não interferem em sua alimentação. Você pode continuar comendo tudo o que gosta durante seu tratamento ortodôntico, pois Crystal Aligner pode ser removido para as refeições. São ainda ótimos para estética, pois são praticamente invisíveis, não interferem em sua aparência, e diferentemente dos aparelhos convencionais, podem ser removidos em qualquer momento que você desejar. A sequência dos alinhadores já vem toda pronta, pois é individualmente personalizado.

A escovação e uso de fio dental são feitos normalmente, diferentemente dos aparelhos fixos. Sem fios, sem bráquetes, sem anéis que poderiam reter alimentos como nos aparelhos convencionais, a higiene é muito melhor, e sem o risco de aparecimento de cáries que poderia ser associado aos aparelhos ortodônticos convencionais.

Todo o tratamento é planejado digitalmente; antes da fabricação dos alinhadores, o resultado previsto do tratamento é feito em um modelo computadorizado de seus dentes, calculados por avançados softwares de tecnologia de CAD, de acordo com as orientações específicas de seu doutor, que analisa previamente ao início do tratamento cada movimento planejado para cada dente e o planejamento final de seu sorriso.

Desta forma, cada movimento que os dentes deverão efetuar para o alinhamento adequado, onde é calculado minuciosamente por avançados softwares de tecnologia 3D ortodôntica, e cada alinhador fabricado pela mais avançada tecnologia de prototipagem. Todos os aparelhos são entregues em 15 dias, e você usa cada aparelho por 15 dias ou de acordo com as orientações do doutor, que acompanha a evolução periodicamente, de acordo com o planejamento inicial, até o sorriso que você deseja.
 

O que é possível corrigir com Crystal Aligner™

O uso do alinhador ortodôntico está indicado para pacientes que desejam alinhar os dentes, mas não desejam utilizar aparelhos fixos. De forma ágil, discreta e confortável, Crystal Aligner é indicado para a maioria dos casos onde se usaria um aparelho ortodôntico convencional, envolvendo casos de baixa e média complexidade. Para saber se Crystal Aligner é indicado para seu caso, consulte-nos agendando uma avaliação.

MORDIDA CRUZADA

Mordida cruzada é quando o contato entre os dentes da arcada superior e inferior estão invertidos. Mordida cruzada dentária pode ser corrigida com Crystal Aligner.

APINHAMENTO

Apinhamento é o nome técnico para dentes encavalados, ou dentes posicionados uns mais à frente que os outros.

MORDIDA ABERTA

Mordida aberta é a falta de contato entre os dentes superiores e inferiores, pode ter como causa hábitos parafuncionais, e estar associada a fonação inadequada.

DIASTEMAS

Dentes separados ou espaçados podem ser corrigidos com o uso de Crystal Aligner.

MORDIDA PROFUNDA

A mordida profunda é quando os dentes superiores trespassam excessivamente os inferiores. Em casos extremos, os dentes inferiores podem tocar o céu da boca.

MORDIDA CRUZADA ANTERIOR

A mordida cruzada anterior é caracterizada pelo posicionamento dos incisivos inferiores mais à frente dos incisivos superiores. Cirurgia ortognática pode ser necessária.
 

Como usar alinhadores ortodônticos

Para usar alinhadores ortodônticos, fale conosco hoje mesmo e agende sua avaliação para identificarmos se o alinhador é indicado para o seu caso. Nossa equipe credenciada está à sua disposição para atendê-lo. Teremos prazer em sanar todas as suas dúvidas e expectativas em relação ao tratamento, desde o planejamento até a sua conclusão.

Fonte: Cyrstal Aligner

Adicionar Comentário

×
Olá, notamos que você está pesquisando sobre Alinhadores Ortodônticos. Se você tem dúvidas ou está pesquisando para alguém, fale conosco e agende uma consulta agora mesmo. Clique no ícone abaixo para falar via Whatsapp.