fbpx

Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos

Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos

Na hora de melhorar o sorriso, o tratamento ortodôntico é indicado pelos dentistas na maioria das vezes, para alinhar os dentes. Conheça os diferentes tipos de aparelhos e saiba mais sobre cada um:

Aparelho fixo

aparelho dental

É o aparelho mais conhecido. Ele é chamado de fixo, pois  as peças do aparelho, chamadas de bráquete, são colados individualmente aos dentes com resina. Eles são utilizados em conjunto com fios de NiTi (Níquel Titânio) e fios de aços, chamadso de “arco ortodôntico”, que promovem e transmitem uma pequena força direcionada sobre os dentes, fazendo com que eles se movam e corrijam a posição dos dentes, dependendo de como estas peças foram coladas. Neste tipo de aparelho, para prender o fio ortodôntico nos bráquetes, são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas ou o arco é amarrado com um outro fio de aço bem fininho chamado “amarrilho”.

 

Aparelho auto-ligável

aparelho ligavel

Tanto o aparelho fixo quanto a sua versão estética têm evoluído nos últimos anos, sendo que ambos agora podem ser feitos com um sistema chamado de auto-ligável, onde os bráquetes não precisam mais das borrachinhas para prender os fios ou arcos ortodônticos, deixando o aparelho mais discreto.

Além disso, o aparelho auto-ligável, pelo fato de não precisar usar ligaduras (borrachas), fica mais fácil higienizar e incomoda um pouco menos do que o convencional.

Uma analogia errada que é passada dos autoligáveis, são que eles reduzem o tempo de tratamento, evitam extração dentária por expandirem mais. Já está provado cientificamente que essas colocações não são verdadeiras, todos os sistemas agem de acordo com a resposta biológica de cada um, o que se reduz é o tempo que o paciente permanece na cadeira odontológica.

 

Aparelho lingual

aparelho invisivel

O aparelho lingual é muito semelhante ao aparelho fixo, mas a diferença é que os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, do lado da língua. Por isso, também pode ser útil para quem deseja ter um tratamento mais discreto. Ideal para quem não quer mostrar que está usando aparelho, como modelos. Ótimo também para quem pratica esporte. Para se usar fio dental, não é necessário o uso dos passa fios, o fio pode ser passado direto. Antes do término do tratamento ortodôntico, já pode fazer clareamento, não sendo necessário a remoção dos bráquetes para somente após fazê-lo.

botão neo joinville

Aparelho estético

aparelho transparente

O aparelho estético  são feitos de  materiais que se “camuflam” melhor à cor dos dentes naturais, sendo eles de policarbonato, porcelana ou safira, cada um com um grau diferente de opacidade. Existem 2 tipos: Autoligável (sem uso das borrachas) e convencionais (com uso de borracha estética).

 

 Aparelho móvel

aparelho de dente

O aparelho móvel ou removível é muito utilizado por crianças entre 6 e 12 anos, em fase de crescimento. Esta técnica com aparelhos removíveis para correção dos problemas de mordida e de dentes não alinhados em crianças é também conhecida como Ortopedia Facial. Os aparelhos removíveis utilizados pelo dentista especialista em ortodontia e ortopedia facial atuam como ferramenta auxiliar para a manutenção e ampliação de espaços naturais que existem entre os dentes de leite, prevendo o nascimento posterior dos dentes permanentes no futuro, e que ainda estão em desenvolvimento. São principalmente utilizados para corrigir problemas nas funções da boca, como a mastigação e a fala, acompanhando, corrigindo e direcionando o crescimento ósseo facial da criança, se preocupando com a futura posição dos dentes permanentes em desenvolvimento.

O aparelho removível tem vários tipos e seu desenho depende do problema ortopédico que as arcadas dentárias e os ossos faciais em desenvolvimento apresentam e que depende de atenção para ser resolvido. Este aparelho costuma ser feito com uma placa de resina acrílica, que pode ser transparente ou não, que leva também a alguns fios de aço que se posicionam e encaixam entre os dentes de leite e permanentes (se já houvem na boca), direcionando o desenvolvimento dos dentes e dos ossos dos maxilares, onde estão os dentes.

Em certos casos, crianças que usam aparelhos móveis podem precisar ainda de um complemento do tratamento ortopédico, feito posteriormente com o uso de aparelho fixo, por um período mais curto após o nascimento de todos os dentes permanentes.

 

Alinhadores/Aparelho invisível

INVISALIGN

Os alinhadores são moldeiras transparentes de acetato ou silicone e que são utilizadas para corrigir os dentes que estão com um grau menos acentuado de problemas de posicionamento na arcada. Praticamente imperceptível, o aparelho invisível é um dos tratamentos menos invasivos e é um pouco mais confortável para ser utilizado como opção ao aparelho convencional, apesar de um custo mais caro.

Consulte um dentista para ele avaliar e encontrar a melhor solução para o seu caso!

Adicionar Comentário